A BYD (Build Your Dreams), uma gigante chinesa da indústria automobilística, está ofuscando a Tesla, sua concorrente americana, e causando um grande impacto no mercado global de veículos elétricos. As ações da BYD dispararam na semana passada após o anúncio de que seus lucros no terceiro trimestre deste ano poderiam dobrar em relação ao ano anterior.
Uma vez superando a Tesla em termos de produção trimestral, a BYD se torna exemplo do crescimento contínuo da indústria automobilística chinesa, que agora ultrapassou o Japão como a maior exportadora de veículos do mundo.
Essa ascensão da BYD é particularmente notável, uma vez que a economia chinesa se recupera de desafios significativos, incluindo uma crise imobiliária e altos níveis de desemprego. No entanto, à medida que a China se torna um líder na fabricação de veículos elétricos, crescem também as tensões com países como os Estados Unidos e a União Europeia, que são mercados importantes para a exportação de carros elétricos chineses.
História de sucesso impulsionada por baterias – A BYD teve uma vantagem inicial significativa. Originalmente, a empresa era uma fabricante de baterias antes de diversificar sua produção para incluir carros elétricos. Seu diretor executivo, Wang Chuanfu, nascido em uma família de agricultores em uma das províncias mais pobres da China, co-fundou a BYD em 1995, após obter sua formação em engenharia e físico-química metalúrgica.
No início, a empresa ganhou destaque como fabricante de baterias recarregáveis usadas em dispositivos eletrônicos, competindo com importações japonesas mais caras. No entanto, em 2002, a BYD ingressou na bolsa de valores e começou a diversificar-se com a aquisição da Qinchuan Automobile Company, uma fabricante estatal de automóveis em dificuldades.
A virada aconteceu no início dos anos 2000, quando o governo chinês estava priorizando a produção de energias renováveis e oferecendo subsídios para impulsionar o mercado de veículos elétricos. Para a BYD, esse foi o momento perfeito para entrar no mercado de veículos elétricos, já que as baterias que fabricava eram essenciais para esses veículos.
Em 2008, o investidor multimilionário americano Warren Buffet comprou uma participação de 10% na BYD Auto, acreditando no potencial da empresa para se tornar um líder global em veículos elétricos. Hoje, a China domina a produção mundial de veículos elétricos, em grande parte graças à BYD, que fabrica suas próprias baterias, economizando significativamente em custos de produção em comparação com concorrentes como a Tesla, que terceirizam a fabricação de baterias.
Concorrência com a Tesla e Expansão Global – A BYD superou a Tesla em vendas no mercado chinês, uma conquista notável considerando a popularidade global da Tesla. Seu veículo elétrico básico, o BYD Seagull, tem um preço de cerca de US$ 11.000, muito abaixo do Model 3 da Tesla, que custa cerca de US$ 36.000 na China. Além de carros elétricos, a BYD também expandiu seus negócios, superando a alemã Volkswagen como a marca de carros mais vendida na China no início deste ano.
Embora a Tesla tenha sido amplamente creditada por popularizar veículos elétricos na China, a crescente demanda por carros elétricos no país beneficia empresas como a BYD. A flexibilização das normas para empresas estrangeiras operarem no mercado chinês impulsionou a Tesla, que hoje é a maior exportadora de veículos elétricos fabricados na China.
No entanto, a pista está se estreitando para fabricantes tradicionais de automóveis, que continuam dependentes dos motores a combustão. Até 2030, espera-se uma mudança significativa à medida que os incentivos ecológicos aumentam para combater as mudanças climáticas. A Comissão Europeia já está investigando maneiras de proteger os fabricantes da UE de veículos elétricos chineses mais baratos e subsidiados por Pequim.
A BYD, por sua vez, está ganhando terreno na Europa, onde carros acessíveis e eficientes são cada vez mais valorizados. Empresas tradicionais como Mercedes-Benz, BMW e Volkswagen estão lutando para acompanhar a produção de veículos elétricos em um mercado global que está se voltando para a mobilidade sustentável. Enquanto a China continua liderando a revolução dos carros elétricos, a BYD está se tornando uma força a ser reconhecida no cenário automobilístico internacional.