O município de Vila Velha comemora um significativo avanço no Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, alcançando a 126ª posição na colocação geral no Brasil. Este avanço representa uma notável ascensão de 29 posições em relação ao ano de 2022, com destaque para o empenho e as melhorias implementadas pela atual gestão municipal.
Desempenho econômico
No quesito “economia”, Vila Velha subiu 23 posições, alcançando a 199ª colocação. Os principais impulsionadores deste progresso foram os pilares de “capital humano” e “inserção econômica”. O capital humano, que mede a qualidade e a formação da força de trabalho, avançou impressionantes 37 posições, situando-se agora em 185º lugar no ranking nacional, que envolve 5.570 municípios. A inserção econômica, que avalia a integração de Vila Velha ao mercado, subiu 16 posições, alcançando a 158ª colocação geral.
Excelência institucional
Vila Velha brilhou no quesito “instituições”, em que obteve a 6ª colocação geral no Brasil. Neste âmbito, o funcionamento da máquina pública, que avançou uma posição e agora está em 12º lugar, foi um dos principais destaques. No pilar “sustentabilidade fiscal”, a cidade ocupa atualmente a 25ª colocação e se mantém forte neste aspecto, em relação aos demais municípios brasileiros, refletindo uma gestão pública eficiente e resiliente.
Melhorias na sociedade
O quesito “sociedade” também apresentou progressos significativos, com Vila Velha subindo 24 posições no ranking, alcançando a 193ª colocação no Brasil.
Entre os pilares que mais contribuíram para este avanço, destaca-se a “qualidade da saúde”, que deu um salto impressionante de 92 posições, posicionando o município canela-verde em 132º lugar.
Já no quesito “saneamento”, os investimentos realizados em Vila Velha fizeram a cidade avançar 57 posições no ranking, chegando agora à 127ª colocação.
Vila Velha também evoluiu em “qualidade da educação”, subindo 27 posições, o que lhe garantiu chegar à 165ª colocação geral no ranking nacional.
O prefeito de Vila Velha, que liderou a equipe responsável por todas essas conquistas, ressalta que: “A melhoria dos nossos indicadores resulta de uma gestão comprometida com o desenvolvimento social, com a sustentabilidade econômica e com a melhoria contínua dos serviços públicos. Trabalhamos para evoluir cada vez mais em todos os indicadores e para que Vila Velha se firme como o município mais competitivo do Espírito Santo”.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico da PMVV, Everaldo Colodetti, com esses avanços, o município demonstra sólida progressão em várias áreas essenciais: “Este salto de Vila Velha no Ranking de Competitividade dos Municípios Brasileiros reforça o compromisso do prefeito Arnaldinho, e de toda a sua equipe técnica, com o crescimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos vilavelhenses. A expectativa é de que, com a continuidade dos nossos esforços, a cidade siga avançando cada vez neste importante ranking nacional, nos próximos anos”.