A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha promove, nesta sexta-feira (28), a I Conferência Municipal de Economia Popular e Solidária: evento inédito e de grande importância para a cidade, que acontece das 8h às 17h, no espaço da Fundação Carmen Lúcia, na Barra do Jucu.
Neste encontro histórico para o município, os participantes vão abordar diversos eixos temáticos essenciais para o fortalecimento de políticas públicas voltadas para este importante segmento produtivo, incluindo:
- Realidade socioambiental, cultural, política e econômica
- Produção, comercialização e consumo
- Crédito e finanças solidárias
- Educação, formação e assessoramento técnico
- Ambiente institucional, legislação, gestão e integração de políticas públicas
Ao final da conferência, será realizada uma eleição para a escolha dos delegados que representarão Vila Velha na Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária, prevista para ocorrer entre novembro e dezembro deste ano.
“É a primeira vez que Vila Velha realiza esta conferência, que conta com a dedicação de uma comissão organizadora composta por representantes do poder público e da sociedade civil. Nosso objetivo é discutir a economia popular e solidária enquanto política pública, visando à construção de territórios livres e democráticos, em Vila Velha, por meio da cooperação mútua e de ações associativas. Por isso, este encontro é tão importante”, explica Silvia Rodrigues, coordenadora de Economia Solidária da PMVV.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, as conferências públicas são instrumentos participativos essenciais para o debate de temas de interesse social e para a orientação de políticas públicas municipais. “Nossa conferência busca fortalecer a economia popular, promover inclusão social produtiva e incentivar práticas sustentáveis, entre outros benefícios”.
Programação da 1ª Conferência Municipal de Economia Popular e Solidária
- 8:00h – Credenciamento
- 8:30h – Café cultural
- 9:00h – Abertura
- 9:30h – Leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência
- 10:00h – Palestra: Economia Popular e Solidária como Política Pública
- 12:00h – Almoço
- 13:00h – Divisão e discussão dos Grupos de Trabalho
- 14:30h – Café da Tarde
- 15:00h – Leitura e Votação das Propostas
- 16:00h – Eleição dos Delegados(as)
- 17:00h – Encerramento