A ABAV Expo 2023 ocorreu de 27 a 29 de setembro no Riocentro, Rio de Janeiro. Com mais de 1.500 marcas expositoras, o espaço de 37 mil metros quadrados recebeu uma estimativa de 25 mil visitantes. Desses, 45% eram agentes de viagens.
A equipe – a subsecretária de Turismo, Carla Rezende, e a gerente de Promoção, Amália Queiroz, além das assessoras técnicas, Juliana Suaid e Alessandra Guedes – da Secretaria de Cultura e Turismo (Semcult) da Prefeitura de Vila Velha embarcou para o evento na Caravana Capixaba, com a organização da Associação Brasileira das Agências de Viagem do Espírito Santo (ABAV/ES) e o apoio da Federação de Comércio do Espírito Santo (Fecomércio) e Secretaria de Estado do Turismo (Setur/ES).
“No stand do Espírito Santo, divulgamos as praias, parques, gastronomia, cultura e os eventos de Vila Velha, com destaque para o Projeto Sentir Vila Velha. Uma maquete da Igreja do Rosário, produzida em impressora 3D, permitiu que visitantes conhecessem o monumento mais antigo da cidade”, informou Carla Rezende.
O Roteiro de Turismo de Experiência no ES, uma parceria entre SEBRAE Nacional, ABAV, Ministério do Turismo, Embratur e Fecomércio, foi lançado no ABAVTalks – espaço voltado para possibilitar a troca de experiências, com capacitações, painéis e palestras lideradas por especialistas de diversas áreas. Vila Velha tem sua participação no projeto por conta do segmento de turismo religioso.
Ainda houve o lançamento do Prêmio da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA). A 11ª edição do evento vai acontecer no Espírito Santo em novembro.
Além disso, a equipe da Semcult marcou presença no stand de Curitiba para o lançamento da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), que acontece de 17 a 19 de março de 2024. Vila Velha integra o seleto grupo de cidades inteligentes brasileiras por meio de um programa do Ministério do Turismo (Mtur).
Segundo o presidente da ABAV/ES, Rodrigo Stange, “esta foi a maior participação capixaba no evento, com a presença de caravanas compostas por agentes de viagens, guias de turismo, hoteleiros, jornalistas, blogueiros, empresários do segmento bares e restaurantes e de diversos representantes de entidades do turismo do Espírito Santo.