De acordo com o 41º Censo Imobiliário do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon), o município de Vila Velha continua se firmando como o principal centro de crescimento imobiliário no Estado, no primeiro semestre de 2023.
Nos primeiros seis meses deste ano, dos 19 grandes empreendimentos residenciais lançados em todo o Estado, nove estão sendo construídos em Vila Velha, cidade de maior valorização imobiliária do Brasil, em 2022, segundo o indicador FipeZap, que é o primeiro índice de preço com abrangência nacional a acompanhar a evolução dos preços de imóveis residenciais e comerciais no país”, comemorou o prefeito canela-verde Arnaldinho Borgo.
“Estamos extremamente satisfeitos com esses resultados, que reafirmam o protagonismo de Vila Velha e consolidam a cidade como maior destino de investimentos imobiliários no Estado. Isso demonstra a confiança da classe empresarial no potencial de desenvolvimento da nossa cidade. O reconhecimento pela maior valorização imobiliária no Brasil, em 2022, também confirmou a trajetória ascendente de Vila Velha no cenário nacional, o que impulsionou nossa economia e proporcionou novas oportunidades para todos”, declarou o prefeito Arnaldinho Borgo.
IMÓVEIS RESIDENCIAIS E COMERCIAIS
No ano passado, Vila Velha se manteve no topo do ranking capixaba e os lançamentos registrados pelo Sinduscon corresponderam a 1.441 unidades residenciais, sendo que, deste total, 679 situam-se no próprio município. Quanto aos imóveis comerciais, o Censo Imobiliário revela que nove edificações estão em construção em Vila Velha, número expressivo comparado a outras cidades da Grande Vitória e interior do Estado.
“Mais uma vez Vila Velha saiu na frente”, comenta o presidente do (Sinduscon), Douglas Vaz. E ele prosseguiu: “Quando se fala em empreendimentos de alto padrão, a opção por uma área próxima ao mar, em Vila Velha, tem grande procura e adesão. Os outros municípios ofertam muita qualidade também, mas ter a possibilidade de estar à beira-mar e mais próximo dos grandes centros, é bem mais atraente aos olhos dos investidores e clientes”, afirmou publicamente o dirigente sindical.
EMPREENDIMENTOS DE ALTO PADRÃO
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, também comentou sobre a evolução do mercado imobiliário canela-verde: “Em relação a empreendimentos de alto padrão, Vila Velha realmente se destaca. E por vários motivos: a cidade possui três grandes shoppings centers bastante movimentados, um excelente mix de produtos e serviços, excelente infraestrutura urbana e uma orla muito mais ativa, com entornos marcados por significantes adensamentos populacionais, o que valoriza os empreendimentos, já que tudo está bem próximo”, explicou.
Segundo Colodetti, 13.338 unidades residenciais e 110 comerciais estão em construção atualmente, na Grande Vitória, já incluindo os lançamentos do primeiro semestre deste ano. “Mas Vila Velha concentra, sozinha, 50,2% deste total, seguida por Serra com 26,5%, Vitória com 18,4% e Cariacica com 4,9%”, informou.
O 41º Censo Imobiliário do Sinduscon contou com a participação de 72 empresas. A MRV, Morar e Argo são as três construtoras com o maior número de imóveis em construção. Já por área privativa em construção, a Grand Construtora lidera com 98.569 metros quadrados, seguida da Morar, com 88.152 metros quadrados.