No final do mês de novembro, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, deu um passo significativo rumo ao fortalecimento da economia solidária no município, ao aderir ao CADSOL (Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários).
Esta iniciativa – que envolve parte dos esforços do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) –, busca reorganizar mecanismos que promovam o reconhecimento e a identidade das organizações coletivas da economia solidária em todo o Brasil e, em especial, na cidade de Vila Velha.
“No contexto atual, o CADSOL se apresenta como um instrumento estratégico da política de economia solidária, pois simplifica o reconhecimento público das organizações coletivas através da identificação e cadastro dos Empreendimentos Econômicos Solidários. A adesão ao sistema faz parte deste processo, que culmina na formação de uma comissão composta por cinco conselheiros municipais de Economia Popular Solidária”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti.
Segundo Colodetti, o CADSOL fortalece os processos organizativos de apoio e adesão da sociedade, constituindo-se como uma base municipal de informações sobre os empreendimentos, com vistas a subsidiar a formulação de políticas públicas: “Essa iniciativa visa não somente identificar e registrar os empreendimentos solidários, mas também promover a inclusão desses grupos nos programas e políticas públicas. Isso é um grande incentivo ao crescimento econômico inclusivo e sustentável”, completou.
Para a coordenadora de Economia Solidária do município, Silvia Renata Rodrigues, a adesão ao sistema CADSOL é um instrumento que não apenas possibilita o reconhecimento dos empreendimentos da Economia Solidária como abre um canal de acesso às políticas públicas municipais, contribuindo assim com a visibilidade da própria Economia Solidária de Vila Velha.
“A adesão ao CADSOL representa um avanço significativo para Vila Velha, que se posiciona na vanguarda do apoio à economia solidária, garantindo assim o desenvolvimento conjunto dos empreendimentos solidários do município. O CADSOL certamente terá um impacto muito positivo sob o aspecto social e econômico e a adesão de Vila Velha a este cadastro representa um avanço significativo para todos os que fazem parte deste setor. A gestão está de parabéns por esta iniciativa”, assinalou Silvia Renata Rodrigues.