O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo – juntamente com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, e prefeitos de outros nove municípios do Espírito Santo –, iniciaram sua jornada de conhecimento na Europa na última segunda-feira (06). Integrando uma missão técnica internacional, eles têm como objetivo compartilhar experiências e adquirir conhecimentos relacionados ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos pequenos negócios e à gestão pública, empreendedorismo, governança, inovação tecnológica e sustentabilidade.
Esta missão é parte do programa Cidade Empreendedora, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) desde 2021, que visa melhorar o ambiente de negócios e fomentar o empreendedorismo nas cidades capixabas. Vila Velha foi uma dos 10 municípios capixabas premiados para representar o Espírito Santo no maior evento mundial de inovação urbana e gestão de cidades inteligentes: a “SmartCity Expo World Congress”, que está acontecendo na belíssima cidade de Barcelona, na Catalúnia (Espanha).
O prefeito Arnaldinho compartilhou suas impressões sobre os seus primeiros dias nesta missão técnica: “Nossos primeiros dias aqui, nesta missão internacional, estão sendo muito produtivos. Já participamos de diversas reuniões, palestras e trocas de experiências sobre o processo de desenvolvimento que ocorre nas ‘Cidades Inteligentes’. Conhecemos várias novidades e queremos adquirir conhecimento pra levarmos para Vila Velha, além de novas políticas públicas voltadas para áreas de interesse urbano”, ressaltou.
A comitiva capixaba participou de palestras com renomados especialistas, incluindo o professor Dr. Josep Piqué, presidente da “La Salle Technova Barcelona,” uma referência mundial em ecossistemas de inovação. Além disso, eles se encontraram com representantes da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha e com o prefeito de Barcelona, Jaume Collboni, com quem Arnaldinho Borgo conversou acerca de diversos temas de interesse.
SEGUNDO DIA – No segundo dia da missão, a delegação capixaba mergulhou na SmartCity Expo World Congress, com visitas técnicas a dezenas de estandes e participação em painéis abordando diversos temas, como soluções para a mobilidade urbana, redução de emissões nos transportes públicos e parcerias público-privadas para inovação em mobilidade.
O prefeito Arnaldinho destacou a importância da colaboração e da criação de um mercado único de dados de mobilidade para melhorar a locomoção nas cidades. Ele também mencionou a relevância do debate sobre mobilidade urbana justa e acessível, particularmente à luz das desigualdades acentuadas pela pandemia, guerra e crise energética.
TERCEIRO DIA – A programação continuou intensa no terceiro dia, com debates sobre ações climáticas no setor de mobilidade, o potencial da inteligência artificial na mobilidade urbana, a transição para veículos elétricos e a crise de capital de risco no setor.
Essa missão internacional reforça o compromisso de Vila Velha e dos demais municípios capixabas com o desenvolvimento sustentável, a inovação e a busca por soluções que melhorem a qualidade de vida de seus cidadãos. A experiência adquirida na SmartCity Expo World Congress certamente contribuirá para aprimorar as políticas públicas locais e promover o empreendedorismo em suas comunidades.
FEIRA REÚNE 800 CIDADES – A Smart City Expo World Congress (SCEWC), maior e mais importante evento internacional sobre “cidades inteligentes” começou na terça-feira (07) e acabou nesta quinta (09). Durante esse três dias, a cidade se tornou uma atração mundial, pois o evento recebeu mais de 55 mil visitantes (25 mil presenciais e 30 mil online), além de 1.000 expositores, que representaram 800 cidades de 140 países do mundo.
A feira contou com mais de 600 oradores em seus painéis, debates e simpósios. São todos especialistas, agentes públicos, autoridades políticas e lideranças empresariais e acadêmicas. E a “nova era urbana” é o tema principal desta 12ª edição da Smart City, cuja programação foi distribuída por oito áreas principais: tecnologias facilitadoras; energia e ambiente; mobilidade; governação; vida inclusiva; economia; infra-estruturas e edifícios; e segurança.
“Mais uma vez, a feira contou com espaços de exposição para cidades, países e empresas, além de uma zona de demonstração com soluções disruptivas que já estão a ser implementadas em todo o mundo. Por lá, é possível encontrar “scooters” elétricas equipadas com Inteligência Artificial, cabines modulares que criam espaços de trabalho em áreas públicas, e até caixotes do lixo inteligentes capazes de separar os resíduos de modo autônomo”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti.
Segundo ele, assim como em outras edições, este ano a feira também está promovendo seminários, mesas redondas, apresentações e conversas sobre as mais variadas inovações tecnológicas que ajudam a criar e a desenvolver cidades e territórios inteligentes.
“Já a premiação “World Smart City Awards” vai eleger as melhores iniciativas e os melhores projetos de inovação e de transformação urbana. Este ano, as 10 categorias dos prémios receberam um número recorde de candidaturas: 411 concorrentes, representando 63 países. Paralelamente à feira Smart City, acontecem mais quatro eventos sobre mobilidade urbana sustentável; transformação sustentável e digitalizada da indústria da construção; oportunidades da economia azul; e cidades quânticas (armazenamento de dados de ADN, 6G e átomos digitais”, informou Colodetti.