“Uma cidade só pode ser boa para os turistas se, primeiro, for boa para os moradores. E hoje, Vila Velha é uma cidade ótima para os turistas, mas ainda melhor para os moradores”. A declaração é do prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo, que não esconde a satisfação por ver a cidade se destacar como o destino turístico nacional mais buscado no site de viagens “Booking.com”; como o destino mais procurado no Espírito Santo, por turistas e usuários do aplicativo “Airbnb”; e como o 6º município brasileiro no ranking da Estratégia Nacional Destino Turístico Inteligente (DTI), do Ministério do Turismo.
“Isso não acontece por acaso. É um reflexo direto do trabalho que temos realizado na cidade. Com a força do povo canela-verde e a dedicação da nossa equipe de gestão, colocamos Vila Velha no mapa do Brasil. Em 2021, fomos a quarta cidade brasileira com maior valorização imobiliária. Em 2022, alcançamos o 1º lugar neste ranking e passamos a ter a maior valorização imobiliária no país. Também melhoramos o ambiente de negócios da cidade e há dois anos consecutivos Vila Velha é o município que mais gera empregos no Espírito Santo”, assinalou Arnaldinho.
Turismo & Desenvolvimento
Melhor cidade capixaba para se empreender, Vila Velha já se classifica em 29º lugar do Brasil neste quesito, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023, divulgado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A cidade também possui o 6º melhor “Capital Humano” do país: indicador que leva em conta, principalmente, o nível de formação da mão de obra profissional disponível para os empreendimentos locais.
“A oferta qualificada de recursos humanos possibilita o atendimento das demandas para a abertura de novos negócios. Em comparação com a gestão anterior, aumentamos em 173% o número de empresas abertas no município apenas no período de dois anos. No biênio 2017/18, foram abertas 13.274 novas empresas na cidade, enquanto que em 2021/22, este número saltou para 36.355 no total: um avanço emblemático que vem alavancando a geração de empregos, renda e tributos em Vila Velha”, pontuou o prefeito Arnaldinho Borgo.