Nos últimos quatro anos, Vila Velha se tornou referência na recuperação financeira da população, promovendo diversos mutirões e feiras de renegociação de dívidas, que beneficiaram milhares de consumidores. O município contribuiu de modo significativo para reduzir o número de inadimplentes no Estado, onde no período de um ano – de janeiro de 2024 a janeiro de 2025 – 186 mil pessoas conseguiram regularizar suas pendências e recuperar seu acesso ao crédito.
Nos eventos realizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio do Procon, a população canela-verde contou com condições especiais para a regularização de débitos em atraso junto a instituições financeiras, operadoras de cartão, concessionárias de serviços de água, luz e telefonia, e estabelecimentos comerciais.
Além disso, o órgão promoveu inúmeras palestras gratuitas sobre educação financeira, ajudando os consumidores não apenas a quitarem suas dívidas, mas também a adotarem um controle mais consciente do seu orçamento familiar.
Um dos grandes exemplos do sucesso deste trabalho foi o mutirão “Natal Azul”, que aconteceu em novembro do ano passado, em parceria com o Banestes, Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Bradesco, Agoracred, Crefisa, Dacasa, CDL Vila Velha, EDP, Cesan, Vivo e Claro. Durante o evento, foram realizados cerca de mil atendimentos, resultando na renegociação de quase R$ 3 milhões em dívidas.
ACORDOS
Casos emblemáticos chamam a atenção, como o de um morador do bairro Cobi de Cima, que viu sua dívida com o Banestes cair de R$ 123.717,00 para R$ 13.469,60, com pagamento parcelado em 36 vezes. Já um residente de Itapuã reduziu, de R$ 42.399,07 para R$ 3.000,00 – com pagamento à vista –, um antigo débito junto à DaCasa Financeira. E uma senhora aposentada, que mora no bairro Garoto, renegociou uma pendência com a Crefisa, baixando de R$ 6.627,33 para apenas R$ 300,00, o valor de sua dívida, mediante pagamento de três parcelas de R$ 100,00.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, o impacto dessas ações vai além da economia: “Nosso compromisso é com a qualidade de vida da população. Ninguém vive bem quando está endividado e recebendo cobranças. Por isso, trabalhamos para dar a essas famílias a oportunidade de reorganizar suas finanças, recuperar o controle do seu orçamento e voltar a ter dignidade e acesso ao crédito. Vamos continuar dando prioridade a este esforço, porque os números mostram que estamos no caminho certo”.
Já o superintendente do Procon de Vila Velha, Moisés Penha, reforça o impacto social das iniciativas realizadas pelo município, para reduzir a inadimplência: “O endividamento não é apenas um problema financeiro, mas também social. Com nossos mutirões, feiras, palestras, orientações e atendimentos, ajudamos milhares de consumidores a renegociarem seus débitos e a saírem da lista de negra dos órgãos de proteção ao crédito. Isso devolveu o poder de compra dessas pessoas e fortaleceu a economia da nossa cidade”.
Com ações concretas e resultados expressivos, Vila Velha reafirma seu compromisso com a estabilidade financeira da população e segue como um dos municípios mais engajados na redução da inadimplência no Espírito Santo.