A Universidade Vila Velha (UVV) anunciou a inclusão de uma nova graduação em sua grade de cursos: “Produção de Cervejas”. Em sintonia com o crescimento do mercado cervejeiro no Espírito Santo, a iniciativa integra o rol dos 68 novos cursos nesta área, previstos para 2024, para atender à crescente demanda por profissionais qualificados neste ramo, que segue em expansão.
Os dados do “Anuário da Cerveja”, que apontam um avanço significativo no setor cervejeiro, refletem a dinâmica nacional e, também, a efervescência dos municípios capixabas. A produção de cerveja artesanal obteve um expressivo crescimento de 21% no Estado, em 2022, enquanto o crescimento médio nacional foi de 11,6%. Este crescimento consolida o Espírito Santo como o sétimo maior polo cervejeiro do país.
Com 24 municípios capixabas abrigando pelo menos uma cervejaria em funcionamento, o Estado figura em terceiro lugar no ranking de “densidade cervejeira”, que evidencia o potencial e a distribuição regional desta indústria.
“A UVV reafirma seu compromisso em oferecer uma educação alinhada às necessidades atuais e futuras do mercado, abrindo novos horizontes para os estudantes capixabas que buscam formações não convencionais que registram elevadas demandas. Estamos atentos às exigências do mercado e a criação do curso de Produção de Cervejas é um reflexo disso. Este programa abrangerá não apenas a produção em si, mas também aspectos fundamentais como controle de qualidade, normas sanitárias, microbiologia e muito mais”, destacou Rafael Gouvêas, vice-reitor da UVV.