Vila Velha vai ganhar mais uma Unidade de Saúde, totalizando 23 distribuídas em todas as regiões administrativas da cidade. Será inaugurada, em cerimônia nesta quinta-feira (4), às 7 horas, a Unidade de Saúde Dr. Ubiratan de Araújo, no bairro Jabaeté, com capacidade para atender a uma população de cerca de 12 mil moradores.
A inauguração deste importante equipamento pela Prefeitura de Vila Velha e o Governo do Estado vai desafogar a Unidade de Saúde de Terra Vermelha, onde os usuários de Jabaeté eram atendidos até então. Desta forma, o acesso aos serviços será facilitado, uma vez que a demanda será dividida entre as Unidades de Saúde.
Com mais de 700 metros quadrados, a nova Unidade de Saúde terá oito consultórios médicos e quatro odontológicos, além de outros espaços, como a farmácia. Para atendimento, três equipes de saúde da família estarão à disposição da população. São médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, psicólogo, assistente social e agentes comunitários de saúde. Com investimento de R$ 4,2 milhões, a estrutura do equipamento de saúde é porte IV, a maior estrutura disponível em uma cidade.
Sobre o homenageado
Dr. Ubiratan de Araújo nasceu no dia 3 de outubro de 1941, no Rio de Janeiro e, em 1968 veio residir em Vila Velha, para estudar Medicina. Formou-se em 1974 pela Emescam. Atuou como médico clínico geral e pneumologista, médico da família, médico do trabalho e auditor da Unimed.
Foi funcionário público estadual, trabalhando pelo Instituto Estadual de Saúde Pública (IESP) e também funcionário celetista em Vila Velha desde 1986 até aprovação no concurso público do município, em 1992, atuando como médico e perito até a data do seu falecimento, em 16 de junho de 2006, aos 64 anos. Ele deixou a esposa, Jeanne Romão de Araújo, e os filhos Débora e Diego.
Unidades inauguradas
Desde o início da atual gestão, com a UBS de Jabaeté, são cinco unidades de saúde inauguradas (Vila Nova, Divino Espírito Santo, São Torquato e Praia das Gaivotas); além da Unidade de Pronto Atendimento de Riviera da Barra, a UPA Zilda Arns, na Grande Terra Vermelha; e a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Silvia Valeriano Silva (Caps Jabaeté). Outras cinco unidades de saúde estão em construção (Rio Marinho, Morada da Barra, Riviera da Barra, Novo México e Paul).