Sob o comando do atual Secretário de Estado da Segurança Pública, Eugênio Ricas, as ações de combate ao tráfico de drogas e à criminalidade em Vila Velha está sendo cada vez mais intensificado. E o cerco está se fechando para os bandidos que atuam no município.
Prova disso é que nesta quarta-feira (12) mais um traficante perigoso – acusado de fornecer crack e cocaína pura, visando ao abastecimento das “bocas” de Vila Velha –, foi preso em flagrante portando um total de 11 kg de crack e 1 kg de cocaína pura. Além das drogas, os policiais também encontraram mais de R$ 70 mil em espécie, entre outros produtos clandestinos.
Todo o material foi apreendido em um apartamento de luxo situado na Praia da Costa e a prisão do suspeito aconteceu durante investigação da Polícia Civil (PCES), realizada por agentes do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc).
Como todas as demais operações de segurança pública realizadas pelo Estado, esta prisão em flagrante ocorrida em Vila Velha também contou com o apoio direto do Secretário de Segurança Eugênio Ricas, que substituiu o Coronel Ramalho, seu antecessor, com grande sucesso. Os resultados estão aparecendo e já posicionam Ricas como o mais forte aliado da segurança pública de Vila Velha nas últimas décadas, principalmente na luta contra o tráfico de drogas e pela redução dos homicídios.
Redução da criminalidade
Entre janeiro e maio de 2024 – desde que o novo secretário de Segurança Pública, Eugênio Ricas, assumiu o posto deixado pelo Coronel Ramalho – profissional de segurança que foi para a política, mas não aprendeu a fazer política e desaprendeu a fazer segurança – o Espírito Santo registrou uma redução de 12,2% no número de homicídios, em comparação ao mesmo período de 2023.
Vale lembrar, ainda, que no primeiro bimestre de 2024 – já sob a gestão do novo titular da SESP, Eugênio Ricas – o Espírito Santo registrou o menor número de homicídios para o período, em 28 anos. E neste contexto, Vila Velha foi a cidade que mais contribuiu para este avanço, registrando uma redução de 35% nos homicídios, comparando os primeiros bimestres de 2023 e 2024.
Recentemente, o secretário de Estado da Segurança Pública, Eugênio Ricas, deu um passo decisivo para desmantelar quadrilhas que agem em Vila Velha, ao prender cinco criminosos acusados de cometer pelo menos 200 furtos na cidade, apenas no período de janeiro e março deste ano.
A operação foi um sucesso e contou com o trabalho integrado de equipes do 6º Distrito Policial e do 4º Batalhão da PM, ambos em Vila Velha. A ação reforçou a estratégia de combate à criminalidade na cidade e os bandidos presos foram apontados como responsáveis por inúmeros crimes registrados nos bairros da Glória, Itapuã, Praia da Costa e Centro de Vila Velha.
O secretário Eugênio Ricas tem enfatizado a importância de manter o foco na prevenção e repressão à criminalidade em Vila Velha: compromisso que vem mantendo à risca para melhorar a segurança da população canela-verde.
Ricas, que sempre atuou de forma integrada, está mostrando que com planejamento e cooperação, é possível conseguir resultados ainda mais positivos para a sociedade vilavelhense. O Secretário também assegurou que irá continuar investindo em ações semelhantes, para manter a tranquilidade nas ruas de Vila Velha.