O secretário de Estado da Segurança Pública, Eugênio Ricas, deu mais um passo decisivo para desmantelar quadrilhas de bandidos que agem em Vila Velha. Em mais uma operação comandada pelo novo titular da Sesp – em substituição ao ex-secretário Alexandre Ramalho –, foram presos cinco criminosos acusados de cometer pelo menos 200 furtos em Vila Velha, apenas entre os meses de janeiro e março deste ano.
A operação foi um sucesso e contou com o trabalho integrado de equipes do 6º Distrito Policial e do 4º Batalhão da PM, ambos em Vila Velha. A ação reforçou a estratégia de combate à criminalidade na cidade e os bandidos presos foram apontados como responsáveis por inúmeros crimes registrados nos bairros da Glória, Itapuã, Praia da Costa e Centro de Vila Velha.
Os criminosos foram detidos após uma investigação minuciosa, com destaque para a agilidade e eficiência das Polícias Civil e Militar. Os detidos, foram:
Bruna Santana da Silva, de 30 anos, presa em janeiro; Thiago da Silva Andrade, de 41 anos, preso em março; Rafael Silva Ramos, de 30 anos, , de 30 anos, preso em março; Daldy da Silva Siqueira, de 42 anos, e Antônio Barros da Silva Filho, de 32 anos, presos em março.
Os cinco detidos agiam em conjunto para realizar arrombamentos em estabelecimentos comerciais – como clínicas médicas, concessionárias de veículos, agências bancárias e caixas eletrônicos –, além de furtos de bicicletas e celulares. Suas atividades criminosas ocorriam principalmente durante a madrugada, com a realização de até seis arrombamentos por noite.
A delegada Andréia Maria Pereira, Superintendente de Polícia Regional Metropolitana, elogiou a parceria entre as forças policiais e disse que o trabalho em conjunto com a Polícia Militar permitiu a identificação rápida e precisa dos suspeitos.
Além disso, a delegada elogiou a colaboração da comunidade por meio do registro de boletins de ocorrência e alegou que este foi um fator crucial para traçar o perfil dos criminosos e seus padrões de atuação.
O secretário Eugênio Ricas enfatizou a importância de manter o foco na prevenção e repressão à criminalidade em Vila Velha: um compromisso que vem mantendo à risca para melhorar a segurança da população canela-verde.
Ricas, que sempre atuou de forma integrada, está mostrando que, com planejamento e cooperação, é possível conseguir resultados ainda mais positivos para a sociedade vilavelhense. O Secretário também assegurou que irá continuar investindo em ações semelhantes, para manter a tranquilidade nas ruas de Vila Velha.
Os cinco suspeitos presos na operação da SESP foram conduzidos ao sistema prisional, onde permanecem detidos, enquanto as autoridades continuam investigando possíveis conexões entre eles (os presos) com outros crimes cometidos em Vila Velha.