A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, por meio do Sine, promoveu um curso profissionalizante gratuito para tratadores de cavalos, com aulas práticas e teóricas ministradas de quarta a sexta-feira da semana passada (de 03 a 05), no espaço do Jockey Clube, em Itaparica.
A iniciativa garantiu qualificação a sete trabalhadores em situação de vulnerabilidade social, que são egressos do Centro Pop, Creas e Cras. O curso proporcionou a eles uma excelente oportunidade para mudarem suas vidas, resgatarem sua autoestima e conquistarem condições dignas de trabalho e renda.
A equipe do Jockey Clube também ficou animada com a parceria e já manifesta interesse imediato em contratar cuidadores de cavalo, considerando que o trabalho do tratador é fundamental não apenas para as atividades diárias com os animais, mas também para auxiliar pessoas com limitações físicas, mentais ou emocionais a desenvolverem habilidades motoras e sociais por meio da interação com os equinos.
Os tratadores são responsáveis por diversas tarefas para garantir o bem-estar e a saúde dos cavalos, incluindo alimentação, higiene, exercícios, treinamento e monitoramento da saúde dos animais. O curso oferecido pelo Sine de Vila Velha abarcou uma importante bagagem teórica em diferentes segmentos, preparando os alunos para desempenharem a função com competência e dedicação.
No primeiro dia foi dado uma palestra sobre “Microempreededorismo Individual (MEI)”, em parceria com a Vila do Empreendedor. Na palestra, os alunos aprenderam o que é, e também quais as vantagens e os benefícios de ser um “MEI”. Essa ação simbolizou uma oportunidade única de capacitação produtiva e uma chance real de transformação de vida para os participantes, que agora podem seguir um novo caminho rumo a um futuro bem mais promissor.
“Acreditamos que este curso é uma excelente oportunidade para transformar vidas. Ele oferece mais do que formação de mão de obra e proporciona uma chance profissional imperdível para quem, até agora, tinha poucas opções. A parceria com o Jockey Clube reforça a importância e a necessidade desse tipo de iniciativa”, avalia Gabriela Bicalho, diretora do Sine de Vila Velha.
“O papel social do Sine vai além da simples intermediação de mão de obra. Nós nos comprometemos em criar condições que realmente promovam a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da nossa população. E este curso para tratadores de cavalos é um excelente exemplo disso, pois oferece uma nova chance para pessoas em situação de vulnerabilidade. Capacitar esses indivíduos não só fortalece a economia local, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, com oportunidades para todos” – Everaldo Colodetti, secretário de desenvolvimento econômico de Vila Velha.