Especialmente na manhã desta sexta-feira (02), no período de 9 às 13 horas, o Sine de Vila Velha estará recebendo inscrições de interessados em participar dos 28 cursos presenciais de educação profissionalizante do programa “Qualificar ES”, que serão ofertados gratuitamente a trabalhadores de Vila Velha. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o município e o Estado, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI).
As inscrições serão realizadas apenas presencialmente, na sede do Sine, localizada Subsolo-A do Boulevard Shopping. E os cursos – também presenciais, voltados para diversas áreas de atuação –, serão ministrados em 11 polos de formação espalhados pelas cinco regiões da cidade.
“Trabalhamos continuamente pela formação de mão de obra qualificada para suprir as demandas dos setores produtivos da nossa cidade. E esta parceria com o Qualificar-ES tem importância fundamental neste contexto, pois garante que as vagas ofertadas na cidade sejam ocupadas por moradores da própria cidade, treinados em polos de formação situados próximos às suas residências. Não é por acaso que por dois anos seguidos Vila Velha foi o município que mais gerou empregos no Espírito Santo”, afirma o prefeito Arnaldinho Borgo.
“O objetivo desta ação é promover e ampliar a qualificação profissional em Vila Velha, com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação. Também estamos formando de mão de obra para atender às crescentes demandas do mercado de trabalho da cidade”, explicou Gabriela Bicalho, Diretora do Sine de Vila Velha.
FORÇA DE TRABALHO
“Oferecer oportunidades de qualificação profissional para trabalhadores de Vila Velha é investir no fortalecimento da economia e no crescimento das comunidades. Essas iniciativas não apenas capacitam os indivíduos para melhores oportunidades de emprego, como também impulsionam a competitividade entre as próprias empresas. Além disso, promovem o desenvolvimento sustentável e contribuem para a construção de uma força de trabalho mais preparada para enfrentar os novos desafios de um mercado em constante evolução”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti.
Confira, abaixo, os polos, cursos, locais e turnos dos treinamentos em Vila Velha:
Polo Araçás
Local: Associação de Moradores do Bairro Araçás
Cursos: Comida de boteco (manhã) e Massas italianas (tarde)
Polo Santa Mônica
Local: Igreja Ministério Filhos de Leão
Cursos: Maquiagem (manhã) e Porteiro (tarde)
Polo Vila Garrido
Local: Escola Adolfina Zamprogno
Cursos: Design de Sobrancelha (tarde) e Maquiagem (noite)
Polo São Torquato
Local: Casa do Menino
Cursos: Word/Excel (manhã); Informática/Redes Sociais (tarde); e Eletricista Predial (tarde)
Polo Jardim Asteca
Local: Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)
Cursos: Costura Infantil (manhã) e Moda Pet (tarde)
Polo Terra Vermelha
Local: Umef Professor Paulo César Vinha (CAIC)
Cursos: Assistente de Logística Portuária (noite) e Porteiro (noite)
Polo Cobilândia I
Local: Escola Estadual Pastor Oliveira de Araújo
Cursos: Assistente Administrativo (manhã) e Informática Básica (noite)
Polo Cobilândia II
Local: Primeira Igreja Batista de Cobilândia
Cursos: Bolos e Variações (manhã); Tortas e Massas (tarde); Auxiliar de Cozinha (noite); e Design de Sobrancelha (noite)
Polo Divino Espírito Santo I
Local: EEEFM Agenor de Souza Lé
Cursos: Agente Comunitário de Saúde (noite)
Polo Divino Espírito Santo II
Local: Ministério Batista Vida e Esperança
Cursos: Balconista de Farmácia (manhã) e Cuidador de Idosos (tarde)
Polo Coqueiral de Itaparica
Local: Faculdade Novo Milênio
Cursos: Assistente Administrativo (manhã); Auxiliar de RH (tarde); Porteiro (noite) e Inglês básico (noite)