Investimentos destinados à reforma da estrutura ferroviária localizada na área interna de Capuaba – que serve como ligação estratégica entre os modais de transportes utilizados pelos portos de Vila Velha –, estão no topo das prioridades da VPorts, primeira e única autoridade portuária privada do Brasil, que administra os terminais de Vila Velha e também de Vitória e Barra do Riacho.
As obras de readequação (retrofit) nos ramais de Capuaba estão em andamento e a expectativa é de que a intervenção na estrutura amplie o volume de cargas escoado em 2,5 milhões de toneladas, chegando ao pico de 10 milhões de toneladas até 2028. O investimento previsto para as reformas – que seguirão em execução até o final de 2024 – é de R$ 150 milhões e o montante total a ser investido ao longo da concessão da VPorts é de R$ 1 bilhão.
O projeto executivo e todo o detalhamento de engenharia para as intervenções em Capuaba já foram finalizados e as obras de reforma estão em fase inicial, com o objetivo de aumentar sua capacidade operacional e viabilizar a diversificação de cargas.
A nova estrutura ferroviária de Capuaba – que vai se conectar à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) – será utilizada principalmente para a movimentação de fertilizantes e farelo de soja. O projeto foi elaborado em conjunto com o operador ferroviário e também prevê, numa segunda fase, a movimentação de outros tipos de granéis sólidos pelo Porto de Capuaba.