Contribuir para a conscientização ambiental e para a disseminação da cultura da sustentabilidade é um dos objetivos do Programa de Educação Ambiental e Comunicação desenvolvido pela Vports, autoridade portuária do Espírito Santo. Os projetos em diversas frentes de atuação levaram experiências de educação ambiental e sustentabilidade, empreendedorismo, formação e aproximação do mercado de trabalho para moradores do entorno da área portuária de Vila Velha, em 2023.
No ano passado, o projeto de educação ambiental e comunicação da Vports chegou para mais de 10 mil moradores da área de influência do complexo portuário de Vila Velha. Iniciativas voltadas para sustentabilidade, educação ambiental, proteção ao manguezal, empreendedorismo e cidadania estão entre as ações desenvolvidas.
“Nosso objetivo é trabalhar pela modernização e eficiência do porto, tendo sempre como norte o desenvolvimento sustentável, o crescimento compartilhado e a parceria com as comunidades. Só crescemos de fato quando crescemos juntos e entendemos que é urgente e indispensável a união de forças para construir uma cultura de respeito ao meio ambiente e de uso racional dos recursos naturais”, afirma Enilza da Silva Gonçalves da Costa, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Vports.
Conscientização
O projeto “Um Manguezal no meu Quintal” reuniu aproximadamente 350 pessoas do bairro Aribiri. Alunos, professores e familiares ligados à UMEF Cecília Marchesi, situada à beira da área de manguezal, no bairro Dom João Batista, trabalharam juntos, com apoio da Vports, em um mutirão de limpeza, com pintura de muros e instalação de placas, chamando atenção sobre a importância da preservação do manguezal e do combate à degradação.
O uso racional e adequado da água, coleta seletiva, consumo consciente e proteção ao manguezal estão entre as temáticas abordadas, a partir de metodologias lúdicas, contação de histórias, cinema, oficinas, leitura e vivências práticas em contato com a natureza, como é o caso do Projeto Toda Gota, que envolveu cerca de 800 moradores no ano passado.
Para este ano, a expectativa do Projeto Toda Gota é atender mais moradores, trabalhando a importância do manejo e do uso adequado da água, a partir de experiências lúdicas, contação de histórias, cinema, oficinas e atividades de leitura. Além do Toda Gota, vão ter continuidade, em 2024, outros projetos voltados para a preservação da vida no manguezal, para a coleta seletiva, para o consumo consciente. Entre as ações já em curso, está um mutirão para limpeza da região do Penedo.
Parceria
“A parceria com a VPorts é uma muito importante para as comunidades situadas nos arredores da orla portuária de Vila Velha. Os projetos em educação ambiental e cidadania estão agregando valor e conhecimento aos moradores da região. É gratificante ver como essas iniciativas estão levando conscientização e novas oportunidades para a população local. Estamos comprometidos em continuar apoiando e fortalecendo essas iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável de Vila Velha”, avalia o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti.
De acordo com Colodetti, os projetos da VPorts estão deixando um legado valioso na cidade: “A educação ambiental e o empreendedorismo são pilares essenciais para o crescimento e a sustentabilidade de Vila Velha. Somos gratos a essas ações da empresa, pois elas estão impactando positivamente a vida de milhares de pessoas em nosso município”, completou o Secretário.