Neste sábado (25) acontece a segunda etapa do projeto De Olho no Futuro, um mutirão de consultas oftalmológicas que tem como meta zerar a fila de espera por consultas em oftalmologia de usuários adultos. Serão atendidos, no Hospital Evangélico, 500 usuários previamente agendados.
A ação, realizada pela Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa) em parceria com o Hospital Evangélico, seguirá com mutirões até março do próximo ano, quando finalizará o atendimento dos cerca de mil munícipes que aguardam pela consulta.
Caso, na consulta, o especialista identifique a necessidade de tratamentos ou procedimentos cirúrgicos, o usuário será encaminhado. Os munícipes que precisam de atendimento devem entrar em contato com a sua Unidade de Saúde de sua referência para que seja feito o devido agendamento.
De olho na saúde ocular
A consulta oftalmológica deve ser realizada anualmente e é importante para identificar doenças graves e silenciosas, como glaucoma e catarata, que podem levar até à cegueira.
Absenteísmo
Os usuários que estão agendados e não puderem comparecer devem comunicar, com o máximo de antecedência, a Unidade de Saúde de sua referência, para que haja tempo hábil para o encaixe de outra pessoa em seu lugar.
A secretária de Saúde, Cátia Lisboa, destaca que, embora os mutirões sejam muito organizados pela equipe da Semsa, ainda é elevada a taxa de absenteísmo, que é a ausência do paciente na agenda confirmada. “Essa atitude é prejudicial, pois tira a oportunidade de uma outra pessoa ser atendida naquela vaga desperdiçada”, diz.
Serviço:
Mutirão de consultas oftalmológicas
Sábado (25), a partir das 6h
Local: Ambulatório do Hospital Evangélico, em Alecrim
Atendimentos previamente agendados