O Programa Bolsa Atleta, da Prefeitura de Vila Velha, é um apoio importante para os esportistas do município chegarem ao pódio e às medalhas, consagrando campeões no esporte. Desde que foi instituído, pela Lei 6.463, de 12 de julho de 2021, já beneficiou 156 atletas. Em 2023, foram 70 beneficiados.
O projeto, que oferece um apoio financeiro individual a esportistas do município, beneficia atletas e paratletas de alto rendimento, que obtiveram 1ª, 2ª ou 3ª colocação em competições estaduais, nacionais e internacionais de sua modalidade, no período estabelecido de seleção.
O Bolsa Atleta garante condições básicas para que os atletas se dediquem ao treinamento e às competições estaduais, nacionais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas.
Vencedores
Neste último fim de semana, por exemplo os atletas Walbert da Silva Seixas, Davi Camponez, Ana Júlia Moraes Vasconcelos e Sthefany Carvalho brilharam em competições de remo e jiu-jítsu, na Grande Vitória.
O atleta de remo Walbert da Silva Seixas conquistou o primeiro lugar na categoria Senior, com João Vitor Alvarenga, durante a 2ª Taça Espírito Santo de Remo de Praia, realizada sábado (27), em Vitória. Walbert já foi campeão da Copa Norte e Nordeste de Remo 2019, em Brasília, em 2019. No Desafio de Remo, na Praia da Costa, este mês, alcançou a terceira colocação.
Jiu-jítsu
Comprovando a eficácia do investimento em talentos locais, os atletas Davi Camponez, Ana Júlia Moraes Vasconcelos e Sthefany Carvalho venceram a 1ª Copa Podio Submission, realizada domingo (28), na Arena Tartarugão, um evento de jiu-jitsu que reuniu 350 atletas, consagrando 170 vencedores em todas as categorias.
O bolsista internacional Davi Camponez, 14 anos, é faixa verde e conquistou medalha de ouro, na categoria infanto-juvenil meio-pesado, enfrentando vários adversárias em lutas por eliminação. Davi já é tricampeão mundial e campeão europeu de jiu-jitsu. Atualmente, se prepara para defender o título internacional, no Abu Dhabi World Pro Jiu-Jitsu 2024, um dos principais eventos de jiu-jitsu do mundo. Na sequência, vai tentar conquistar o pentacampeonato sul-americano e o hexacampeonato brasileiro, realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu.
Ana Júlia Moraes Vasconcelos, 13 anos, também tem se destacado no cenário esportivo, obtendo conquistas impressionantes. Ela foi campeã na categoria infanto-juvenil A (pesadíssima), nas oito etapas do campeonato estadual, promovidos pela Federação Capixaba de Jiu-Jitsu Esportivo. Na Copa Pódio foi campeã por W.O. (pelo não comparecimento de sua adversária), na categoria infanto-juvenil (de 14 a 15 anos), na faixa laranja.
A atleta Sthefany Carvalho conquistou o ouro na categoria absoluta, vencendo as três lutas com a participação de atletas de todas as categorias. Em 2023, Sthefany foi campeã brasileira na categoria superpesada (15 anos), no campeonato realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu e foi vice campeã mundial, no Abu Dhabi World Pro Jiu-Jítsu 2023.