Em comemoração ao Dia do Consumidor (15 de março), o Procon de Vila Velha realizará duas ações específicas para prestar suporte, orientações e apoio na renegociação de dívidas e na resolução de problemas envolvendo as relações de consumo dos moradores da cidade.
O primeiro evento acontece nesta sexta-feira (15), de 09h às 16h, no Terminal de Itaparica, onde os servidores do Procon VV estarão atendendo a população canela-verde com o objetivo de proteger seus direitos; registrar e apurar reclamações e denúncias e mediar conflitos com fornecedores de bens e serviços. Esta ação também contará com a parceria de servidores da DaCasa Financeira, que vão prestar apoio a quem quiser renegociar contratos de financiamento em atraso, junto à instituição.
Terminal de Itaparica
“No Terminal de Itaparica, também vamos prestar esclarecimentos e informações sobre como evitar práticas abusivas e cobranças indevidas; como os cidadãos podem exercer os direitos que estão consolidados no Código de Defesa do Consumidor; e como eles devem lidar com casos de irregularidades. Vamos disponibilizar um total de 40 senhas de atendimento para esta finalidade”, explica George Alves, Superintendente do Procon de Vila Velha.
Segundo ele, a segunda ação especial do órgão, alusiva ao “Mês do Consumidor”, será o “Mutirão de Renegociação de Dívidas”, que acontece de segunda à sexta-feira da próxima semana (de 18 a 22) na sede do Procon VV, que funciona no Subsolo-A do Boulevard Shopping.
Mutirão busca regularizar R$ 1 milhão em dívidas
Neste mutirão, o atendimento diário será prestado no período de 8h às 17h e também contará com a parceria da equipe de funcionários da DaCasa. “Nossa meta no feirão de renegociação que realizaremos em nossa sede é regularizar um total de R$ 1 milhão em dívidas. Na edição passada do feirão, chegamos a R$ 700 mil, o que demonstra a eficácia e a importância desta ação para reduzir a inadimplência dos consumidores de Vila Velha”, salientou George Alves.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, o propósito de ambas as ações – a do Terminal de Itaparica e a da sede do Procon VV – é auxiliar os moradores da cidade a resolverem pendências financeiras e outros problemas decorrentes de suas relações consumeristas.
“Nessas ações, vamos disponibilizar atendimento personalizado e orientações pontuais para a renegociação de contratos de financiamentos pendentes. O feirão de renegociação de dívidas é uma oportunidade única para os consumidores retomarem a sua saúde financeira de forma sustentável, acessível e orientada. Estamos comprometidos em oferecer todo o suporte necessário para isso, tanto que também iremos ministrar uma palestra especial sobre educação financeira, para quem quiser aprender a gerir melhor as suas contas”, informou Colodetti
O secretário ressaltou, ainda, a importância dessas iniciativas: “Esses eventos demonstram o compromisso da gestão municipal em apoiar os moradores de Vila Velha em momentos de dificuldade financeira, contribuindo assim para formar consumidores mais conscientes e financeiramente mais estáveis”, pontuou ele.