No período de 29/01 a 02/02, a equipe do Procon de Vila Velha realizou 84 atendimentos ao lado de funcionários da empresa DaCasa Financeira, envolvendo o preenchimento e a consumação das propostas formalizadas durante o mutirão de renegociação de dívidas promovido na sede do órgão de defesa do consumidor, no Boulevard Shopping. O valor envolvido nas operações renegociadas durante os cinco dias do evento atingiu um total superior a R$ 714 mil.
Só o montante apurado com a entrada e a quitação de parcelas pendentes chegou a mais R$ 318 mil. Durante o feirão, a média dos descontos aplicados nas negociações foi de 47,9% sobre o saldo devedor, mas houve casos de descontos que variaram entre 70% e 95%, dependendo do valor e do prazo de pagamento.
George Alves, superintendente do Procon de Vila Velha, destacou que o mutirão proporcionou uma oportunidade única para aqueles que se encontravam negativados, permitindo a eles a negociação de suas dívidas em condições extremamente favoráveis:
“Além de ajudar na resolução de pendências financeiras, também atuamos na conscientização e entrega de0 materiais informativos com dicas sobre educação financeira, para prevenir futuras situações de endividamento”, informou.
O superintendente enfatizou, ainda, que o propósito da ação, além de ajudar a limpar o nome dos consumidores negativados, foi prestar orientações ao público-alvo e auxílio sobre planejamentos orçamentário, doméstico e familiar, alinhados aos princípios do Código de Defesa do Consumidor.
ISENÇÃO DE JUROS E MULTAS
Ao longo do mutirão, o Procon de Vila Velha e a DaCasa isentaram 100% de juros e multas sobre os valores originais das dívidas e aplicaram descontos animadores para pagamentos à vista e parcelados. Para pagamentos parcelados, os clientes (ajuizados ou não) receberam descontos de 10% na entrada e puderam dividir o restante em 12 vezes. Conforme cada a proposta apresentada, a instituição avaliou e concedeu o maior percentual de desconto possível e, assim, estimulou os clientes a fecharem os acordos de pagamento.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, ressaltou que este balanço reflete o sucesso do feirão, que proporcionou soluções financeiras aos consumidores, impulsionou o comércio e impactou positivamente a economia local: “O evento também proporcionou aos consumidores a chance de retomarem suas compras e, assim, aquecerem o mercado, gerando mais renda e novas oportunidades de trabalho e de negócios na cidade”, afirmou ele.
Os agentes do Procon estiveram na linha de frente dos atendimentos, incluindo uma economista que acompanhou os termos dos acordos firmados e que também prestou assistência em educação financeira, aos consumidores presentes. Os funcionários da empresa DaCasa também estiveram atendendo os clientes e analisando os contratos que foram renegociados. A integração de esforços resultou em um expressivo volume de regularização.