Do início de 2023 até a presente data, o Espírito Santo – impulsionado pelas crescentes operações internacionais – testemunha um notável incremento em sua rede de comércio exterior, com uma movimentação cada vez maior de cargas nos portos de Vila Velha. O valor das exportações e importações no primeiro trimestre deste ano aumentou 35% em relação ao mesmo período de 2023, atingindo a casa dos R$ 28 bilhões. Este desempenho posiciona o complexo portuário canela-verde como principal centro logístico internacional do Estado.
No entanto, essa prosperidade econômica traz também importantes desafios, particularmente no que diz respeito aos terminais de Vila Velha, onde a capacidade de movimentação de cargas já está próxima do limite, o que vem deixando os operadores logísticos locais bastante preocupados.
O aumento nas importações de veículos elétricos e híbridos, sobretudo vindos da China, tem alavancado significativamente as atividades portuárias em Vila Velha, juntamente com as operações realizadas por montadoras renomadas mundialmente, como GM, Mercedes-Benz, Volvo e Porsche. Mas esta sobrecarga, somada ao espaço limitado e aos atrasos nos processos de fiscalização, já colocam em cheque a eficiência operacional do Terminal de Vila Velha (TVV).
O TVV passa por dificuldades de operação e neste momento, marcado pelo maior volume de movimentação de cargas de sua história, já não consegue atender às demandas dos importadores. Assim como os terminais de Vila Velha e Vitória estão operando na capacidade máxima, os portos secos (armazéns alfandegados) também estão trabalhando no limite e correm o risco de colapsar a cadeia logística do Estado.
Em resposta à situação, várias iniciativas estão em andamento, incluindo a busca de alternativas junto à Receita Federal, para garantir o armazenamento temporário de cargas em espaços não alfandegados, e também para manter a fluidez do comércio internacional por meio de ações de readaptação e inovação na logística portuária.
Mas o alfandegamento de uma nova área demanda vários trâmites que não atendem à urgência que a situação requer. Por isso, em face desse contexto desafiador, o Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex) vem atuando de modo colaborativo com diversas entidades do setor, para tentar mitigar os impactos operacionais do aumento na movimentação de cargas portuárias e da falta de espaço no complexo portuário de Vila Velha.
O estabelecimento do “Comitê Comex-ES” é mais um reflexo deste esforço conjunto que prioriza medidas visando não apenas resolver os “gargalos” imediatos, mas também promover melhorias a longo prazo para acompanhar o aumento na movimentação de cargas nos portos de Vila Velha e de todo o Estado.
Com a implementação de medidas imediatas e estratégicas, espera-se que o potencial portuário de Vila Velha seja plenamente explorado, solidificando assim o seu papel como um hub logístico de grande importância estadual, nacional e internacional.