Com a proximidade do período de entrega das declarações anuais de Imposto de Renda, as demandas por serviços da Receita Federal começam a aumentar. Até novembro do ano passado, esses serviços eram centralizados na sede do órgão fazendário, na Avenida Beira Mar, em Vitória, o que exigia deslocamentos dos contribuintes para a capital. Mas com a instalação do PAV – Ponto de Atendimento Virtual da Receita, em Vila Velha – as dificuldades diminuíram significativamente e a população canela-verde passou a poupar tempo e recursos para garantir atendimento.
“Com a iniciativa, a Prefeitura de Vila Velha deu um passo significativo em direção à eficiência, celeridade e acessibilidade, em favor dos cidadãos que precisam de atendimento da Receita Federal. O PAV do município vem proporcionando maior comodidade a todos os contribuintes que acessam os serviços online disponibilizados por meio do e-CAC e do portal da Receita Federal na internet. Nosso PAV é um sucesso”, confirma a Diretora da Vila do Empreendedor de Vila Velha, Danielle de Deus.
Serviços online
O PAV de Vila Velha começou a funcionar em 27 de novembro de 2023, e quem precisa utilizar os serviços da Receita pode se dirigir à Vila do Empreendedor (no Subsolo-A do Boulevard Shopping) de segunda a sexta-feira, no período das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Entre os serviços disponíveis no local, os mais buscados são: cadastro, inscrição, alteração e regularização de CPF; emissão de comprovantes de Imposto de Renda; consulta e regularização de pendências fiscais, de débitos e DARFs.
MEIs
A Diretora da Vila do Empreendedor, Danielle de Deus, esclarece que o PAV da Receita Federal do município atende principalmente Microempreendedores Individuais (MEIs): “Mas também estamos atendendo Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas isentas, imunes, tributáveis e não tributáveis, optantes pelo Simples Nacional”, informou.
Ela explicou, ainda, que o acesso aos sistemas da Receita Federal não é feito diretamente na Vila do Empreendedor, mas por meio da digitalização dos documentos dos contribuintes e dos encaminhamentos realizados de forma eletrônica, o que proporciona respostas em até três dias, via WhatsApp ou agendamento de retorno presencial.
“Essa parceria com a Receita Federal torna acessível uma vasta gama de serviços para os cidadãos de Vila Velha. Isso reforça o compromisso da atual gestão municipal em proporcionar um atendimento bem mais ágil e eficiente aos munícipes”, concluiu.
Agilidade
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, ressalta que o PAV da Receita Federal, além de agilizar os serviços públicos, moderniza e simplifica os procedimentos fiscais, e proporciona não apenas maior comodidade, como também uma inclusão tributária mais abrangente e eficaz, para facilitar a vida dos contribuintes.
“O PAV se integrou de forma muito funcional aos serviços já existentes na Vila do Empreendedor de Vila Velha, possibilitando que pessoas com dificuldades em regularizar o CPF também tenham orientação e suporte técnico para isso, enquanto solicitam um outro benefício, como, por exemplo, o Seguro-Desemprego. Além disso, os Microempreendedores Individuais (MEIs) do município já podem emitir a segunda via do DARF vencido, algo que anteriormente demandava contato direto com a Receita Federal. Essas são algumas vantagens do atendimento virtual”, salientou Everaldo.