Clique aqui – Entrevista Segurança em Vila Velha
Para o prefeito Arnaldinho Borgo, em 2021 foram feitos investimentos que deram resultados na área de segurança ao longo do ano: “Os índices são públicos e comprovam que o que fizemos garantiu redução considerável de criminalidade contra as pessoas em nossa cidade, em todas as categorias. Isso é importante, nos dá uma direção. Investimos em tecnologia, equipamento, capacitação, provocamos a integração com outras forças de segurança, passamos a trabalhar juntos. Fizemos muitos investimentos para cuidar das pessoas”, comentou Arnaldinho.
Uma cidade com mais de 500 mil habitantes, com características de ocupação distintas e em amplo desenvolvimento é um desafio constante para a segurança pública. Em Vila Velha, da mesma forma que há locais com grande concentração populacional, como nos bairros mais verticalizados, há também longas extensões de terra na área rural, por exemplo, com baixa densidade demográfica.
Para enfrentar esse desafio, a Prefeitura de Vila Velha concentrou esforços em investimento em tecnologia, infraestrutura e qualificação dos operadores de segurança pública do Município. Em 2021, a Guarda Municipal recebeu novos equipamentos, teve treinamento constante para os 294 guardas municipais e passou a operar com acesso a novas tecnologias. Tudo isso, com atuação integrada junto às outras agências de segurança como a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal e o Corpo de Bombeiros, contribuiu para baixar os índices de criminalidade.
Nos últimos 12 meses, de acordo com dados do Painel de Crimes Contra o Patrimônio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), Vila Velha registrou redução de 7,38% nos roubos a pessoa em via pública e de 14,05% em transporte público. Já para furto a pessoa em via pública, a diminuição foi de 16,82%.
O secretário Municipal de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Silva Ribeiro, por analogia, afirma que a cidade está avançando para um novo modo de fazer segurança pública. “Estamos preparando a cidade de Vila Velha para viver novos tempos, como nos orienta o prefeito Arnaldinho Borgo. Na área de segurança pública a tecnologia está nos atualizando, permitindo sair de uma Era de atraso, que chamamos Idade Média, para um momento em que o operador de segurança pública, além da presença física, contará com uma presença mais eletrônica mais efetiva”, comentou Ribeiro.
Ele ressalta ainda a relação da população com sua Guarda Municipal e a importância de se proporcionar cada vez melhores condições para a instituição crescer. Dentro deste escopo, a reestruturação e investimentos aplicados na força municipal foram primordiais para a redução dos índices de criminalidade. De janeiro a dezembro de 2021, a instituição se dedicou a qualificar continuamente seu quadro de profissionais com 49 cursos de capacitação, somando 1.500 horas de aulas teóricas e práticas, entre as quais duas turmas de ROMU, o novo Grupamento de Motopatrulhas e capacitação para utilizar armamento longo, entre outros.
Com o corpo de guardas treinado e motivado, a Guarda Municipal realizou 55 mandados de prisão, busca e apreensão, 211 veículos recuperados, 63 armas de fogo apreendidas, enorme quantidade de droga e dinheiro tomados do tráfico de entorpecentes. Ao longo do ano, 714 suspeitos foram detidos e encaminhados às autoridades policiais para aplicação das sanções devidas, muitos deles criminosos que já tinham passagem pelo sistema penitenciário.
A subsecretária da Guarda Municipal, Landa Marques, reforça o papel que ela enxerga ser o maior motivador de cada agente: “Trabalhamos por amor a essa cidade e estamos buscando cada dia mais uma aproximação com a população. Percebemos o carinho que eles têm por nós e o que representamos, por isso estamos sempre em busca de ouvi-los para ajustar nossa atuação”, explicou.
Para fazer esta ponte, foram inaugurados projetos como o Bairro Azul e o Guarda na Comunidade. O primeiro literalmente deixa o bairro visitado mais azul, com cerca de 40 guardas atuando em patrulhamento preventivo, blitze e visitas tranquilizadoras a comércio, escolas e residências. Já o Guarda na Comunidade propõe um ponto de referência e deixa à disposição guarnições para recebimento de informações, consultas e denúncias, bem como todo tipo de auxílio necessário.
Tecnologia
A cidade viu um inédito investimento em tecnologia voltado para a segurança pública. Em 2021, Vila Velha passou a contar com um sistema de monitoramento por vídeo com leitura de placas e características dos veículos, a Muralha Eletrônica. O sistema é operado pela Guarda Municipal, mas está à disposição de todas as agências de segurança que atuam na cidade.
São 19 pontos de monitoramento registrando 24 horas por dia todos os veículos que passam nas entradas e saídas de Vila Velha, além de alguns pontos estratégicos. O resultado passa pela recuperação de veículos: com alertas da Muralha Eletrônica, a Guarda Municipal recuperou 29 veículos com restrição de furto e roubo entre setembro e dezembro. O sistema auxiliou também na resolução de outros crimes, fornecendo dados para a inteligência e agentes de investigação, permitindo que concluíssem os casos.
E muito mais está por vir. Já está em fase de testes um sistema de monitoramento com reconhecimento facial, com tecnologia análoga às utilizadas em grandes eventos esportivos e culturais no mundo.
Equipamentos
Na retrospectiva da segurança, Vila Velha vê dois cenários distintos em janeiro e dezembro de 2021. No início do ano, a Guarda Municipal contava com uma frota sucateada e insuficiente para atuar com o real potencial da instituição. Já no primeiro trimestre, 16 viaturas foram reformadas e colocadas novamente em condições de uso, enquanto paralelamente eram encaminhados processos de renovação da frota. Em novembro, 11 viaturas zero quilômetro foram colocadas a serviço da população.
Já em dezembro, 10 motos zero quilômetro foram adquiridas para equipar o novo Grupamento de Motopatrulha. São motos Honda XRE 300, modernas e equipadas, que concedem novamente à cidade o tipo de patrulhamento ágil e efetivo feito sob duas rodas e que tanto gerou resultados. Também foi entregue reformado um micro-ônibus, que seguirá levando o Bairro Azul e o Guarda na Comunidade para todas as comunidades.
Dados para destaques
Grupamento de Trânsito:
1.688 autos de infração de trânsito
28 veículos recuperados com auxílio da Muralha
122 veículos abandonados localizados
65 veículos abandonados removidos para o pátio
432 veículos removidos por infração de trânsito
Guarda Municipal:
55 mandados de prisão, busca e apreensão
351.592,05 dinheiro apreendido
211 veículos recuperados
40 armas brancas apreendidas
Fonte: Prefeitura de Vila Velha