Entre janeiro e maio de 2024, os portos de Vila Velha contribuíram significativamente para que o Espírito Santo registrasse um impressionante crescimento na movimentação de cargas pelos terminais portuários administrados pela VPorts. Ao todo, foram movimentadas 3,3 milhões de toneladas de cargas neste período, o que equivale a um aumento de 33% em relação aos cinco primeiros meses de 2023.
O principal destaque deste aumento nas operações portuárias capixabas foi a importação de automóveis híbridos e elétricos, principalmente vindos da China, que cresceu 215% neste período, totalizando 75.372 veículos desembarcados em Vila Velha.
Além dos veículos, outros produtos que tiveram significativo incremento nas operações comerciais foram café, granito, concentrado mineral, carvão, hulha e coque de petróleo. Já no segmento de contêineres, houve um crescimento de 51% em toneladas e de 60% em unidades, totalizando 95 mil unidades e 1,38 milhão de toneladas movimentadas de janeiro a maio deste ano, sendo que o granito e o café foram os maiores destaques.
A movimentação de cargas gerais também apresentou um crescimento notável de 73% no período, com 471 mil toneladas transportadas. Quanto aos granéis sólidos, o aumento foi de 23%, com ênfase no ferro gusa, nos fertilizantes e nos concentrados minerais. Nos granéis líquidos, foram movimentadas 266 mil toneladas de combustível e a soda cáustica teve um incremento de 14%, totalizando 74 mil toneladas.
Este desempenho só foi possível devido ao volume de investimentos que vêm sendo feitos na modernização e melhoria da infraestrutura dos terminais que compõem a VPorts, incluindo os portos de Vila Velha.