O governo Lula prepara o anúncio de um novo pacote de investimentos em áreas de infraestrutura. A previsão do lançamento é a segunda quinzena de junho.
O foco dos projetos são ferrovias, rodovias, aeroportos, portos e a construção de unidades do Minha Casa Minha Vida. A ação está sendo capitaneada pela Casa Civil, em conjunto com a pasta de Relações Institucionais do Palácio do Planalto.
Os ministros e suas equipes estão fazendo reuniões com governadores para definir os projetos prioritários em cada região do país. Na semana passada, as conversas aconteceram com Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, e Mauro Mendes, do Mato Grosso.
Envolvidos na organização do pacote afirmam que os recursos para bancar os investimentos virão de um misto de orçamento do governo, concessões públicas, repasse de recursos federais do Orçamento Geral da União, empréstimos de bancos públicos e parcerias público-privadas.
Uma das condições para o projeto receber o aporte é que seja terminado entre curto e médio prazo, com finalização integral ou de algum trecho ainda neste mandato do governo Lula.