Em menos de três anos de gestão, o prefeito do município de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, conquistou credenciais que atestam sua capacidade de liderança e visão estratégica de passado, presente e futuro. Sob sua administração, a cidade experimentou uma transformação significativa que após décadas de retrocesso, enfim a reposicionou com o devido destaque, no mapa de desenvolvimento do Espírito Santo. E mais do que isso: elevou a gestão canela-verde a um novo patamar de excelência, não só pela conquista de resultados inéditos e históricos, mas também por se tornar um dos melhores exemplos de modernidade, eficiência e inovação, entre todas as 78 prefeituras do Espírito Santo.
Essa revolução liderada pelo jovem prefeito Arnaldinho tem sido facilmente percebida e muito bem avaliada pelo conjunto da sociedade vilavelhense. Mas a grande popularidade do prefeito é fruto de um intenso trabalho, sobre o qual também recaem muitas expectativas, críticas e cobranças, sobretudo de adversários políticos.
Este é um fato compreensível, considerando que o sucesso de Arnaldinho em Vila Velha ameaça deixar no esquecimento aqueles que ainda querem ser lembrados e não abrem mão de disputar espaço político na cidade, ainda que a qualquer preço. No entanto, o desempenho da atual gestão do município vem se mantendo até acima das expectativas: pela melhora dos indicadores sociais e econômicos; pelo fomento aos setores produtivos; pelos avanços na área de turismo; pelo destaque no setor imobiliário; e pelo crescimento do mercado de trabalho.
GESTÃO MODERNA E EFICIENTE
Em um mundo cada vez mais digital e conectado, a modernização da gestão pública é essencial. Foi isso que levou Vila Velha a conquistar o 1º lugar no Ranking Capixaba de Tecnologia de Cidades Inteligentes. Além disso, alcançou o 1º lugar em Transparência Pública no Espírito Santo, de acordo com a ONG Transparência Capixaba. A nota “A” do Tesouro Nacional no Ranking de Confiabilidade de Informações Contábeis e o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública demonstram o compromisso da gestão municipal com a transparência e responsabilidade fiscal. Em Vila Velha, a transparência não é apenas um conceito, mas uma realidade visível a todos.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO:
A Prefeitura de Vila Velha também se referenciou com a promoção do desenvolvimento econômico em Vila Velha. O município ostenta o menor tempo de abertura de empresas no Espírito Santo: um impressionante período de até 9 horas. Além disso, liderou a geração de empregos no Estado em 2022 e 2023, fornecendo oportunidades vitais para a comunidade. A cidade alcançou, ainda, o 1º lugar em potencial de consumo no Espírito Santo e classificou-se como a 6ª cidade do Brasil em Capital Humano. Estas são as marcas de uma atuação administrativa com foco na prosperidade econômica, no desenvolvimento humano e na oferta de oportunidades para todos.
FOMENTO AOS SETORES PRODUTIVOS:
Vila Velha é, agora, o epicentro da desburocratização e do bom ambiente de negócios no Espírito Santo, graças às ações, projetos e programas implementados por Arnaldinho. A cidade é considerada a melhor cidade para se empreender no ES e a 29ª no país, o que proporciona um cenário dos mais favoráveis à atração de novos negócios, empreendimentos e investimentos. Além disso, Vila Velha registrou a maior valorização imobiliária do Brasil em 2022, consolidando-se como uma das melhores opções, em âmbito capixaba, para investidores e empreendedores.
VILA VELHA DO TURISMO:
O turismo também floresceu sob a atual gestão da PMVV. Hoje Vila Velha é o 2º destino brasileiro mais procurado no site de viagens “booking.com” e se classificou como a 6ª cidade turística mais inteligente do país e a única do Espírito Santo escolhida pelo Ministério do Turismo como “Destino Turístico Inteligente”. Apenas 10 municípios brasileiros figuram nesta seleta lista. Além disso, o aplicativo turístico “Airbnb” revela que Vila Velha é o destino mais procurado em todo o Estado. Estes diferenciais impressionam e demonstram como a cidade se tornou uma referência para turistas de dentro e fora do Estado e do país.
VILA VELHA DO TRABALHO:
O mercado de trabalho prosperou em ritmo acelerado na cidade de Vila Velha, sob o comando do prefeito Arnaldinho Borgo. O município que mais cresce no Espírito Santo – com 75.278 empresas em funcionamento e 57 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) devidamente formalizados e atuantes – também é o que mais gerou empregos no Estado em 2021 e 2022. A atual administração de Vila Velha orquestrou, ainda, o maior pacote de investimentos da história de Vila Velha, totalizando R$ 3,5 bilhões. Este aporte vultoso – que transformou o município no maior canteiro de obras a céu aberto do Estado – representa a garantia de uma boa infraestrutura urbana, motivo pelo qual Vila Velha também lidera o ranking capixaba de empreendimentos imobiliários.
SEM MEDO DO FUTURO:
Em apenas dois anos e meio de gestão, Arnaldinho Borgo tornou Vila Velha em um exemplo notável de eficiência, desenvolvimento econômico, transparência e gestão do setor turístico. Suas credenciais e realizações merecem, sim, reconhecimento e boa avaliação. Vila Velha está em uma jornada de sucesso e os bons resultados obtidos sob a liderança de Arnaldinho comprovam que o menino nascido no Bairro Cobi de Baixo e que cresceu em Gaivotas se tornou em uma inspiração para todos os prefeitos do Espírito Santo e do Brasil, gostem ou não os opositores de plantão. Para esses, remanescentes da velha política canela-verde, quanto pior, melhor.