A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha anunciou, no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (15) – páginas de 09 a 12 –, a abertura de inscrições para que artesãos individuais e empreendimentos da economia solidária participarem da “Festa de Nossa Senhora da Penha”. O evento, que acontece de 05 a 08 de abril, no Parque da Prainha, oferece uma ótima oportunidade para os talentos locais exporem e comercializarem seus produtos.
O Edital de Convocação Nº 001/2024 estabelece critérios e procedimentos para a seleção dos interessados, bem como para a ocupação dos espaços destinados à divulgação e comercialização dos produtos, durante a festa.
“A iniciativa busca promover e valorizar os empreendimentos da economia popular solidária e os artesãos individuais de Vila Velha, cujas peças, itens e produtos comercializados durante o evento sempre se destacam pela criatividade, qualidade e preço acessível. Este grupo produtivo faz parte de uma tradição que se renova todos os anos, fortalecendo os laços culturais da comunidade”, avalia o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti.
De acordo com o edital, nos dois primeiros dias da festa (05 e 06) os estandes estarão abertos de 17h às 22h, e nos dois últimos dias (07 e 08), de 15h às 23h. “A definição desses horários específicos proporcionará aos participantes uma ampla oportunidade de exposição e venda de seus produtos. No entanto, é importante destacar que apenas os produtos produzidos pelos próprios empreendimentos e artesãos serão permitidos para comercialização”, alertou o Secretário.
INSCRIÇÕES
As inscrições de artesãos individuais e empreendimentos da economia solidária serão realizadas na terça e quarta-feiras da próxima semana (dias 19 e 20), exclusivamente online, por meio do preenchimento de um formulário que será disponibilizado no site da PMVV a partir da terça-feira (19), por meio do seguinte link: https://forms.gle/KruieUYGRwmEV4Ut8.
Os interessados devem se inscrever em uma única categoria: ou na categoria “Economia Popular Solidária” ou na de “Artesão Individual”, conforme as diretrizes do edital.
Para validar a inscrição, os participantes devem fornecer documentação específica, incluindo RG, CPF, comprovante de residência recente e portfólio contendo fotos dos produtos que pretendem comercializar na festa, entre outros requisitos.
SELEÇÃO
A seleção dos participantes será realizada em duas etapas, incluindo análise de documentação e, no caso dos artesãos individuais, análise e pontuação dos portfólios apresentados. A comissão técnica responsável pela avaliação será composta por membros das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Cultura e Turismo.
Após a divulgação dos resultados, os selecionados serão convocados para assinar um termo de compromisso, comprometendo-se a seguir as regras estabelecidas pelo edital durante a participação na Festa da Penha 2024.
CONDIÇÕES
“É importante ressaltar que o não cumprimento das condições estabelecidas no edital pode resultar na revogação da autorização de comércio eventual, sem direito a indenização. Além disso, qualquer irregularidade na documentação apresentada pode levar ao cancelamento da inscrição”, informa Sílvia Renata Rodrigues, coordenadora de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
E ela completou: “Com essa iniciativa, a Prefeitura Municipal de Vila Velha reafirma seu compromisso em valorizar e apoiar os talentos locais, proporcionando uma chance imperdível para que nossos artesãos e empreendedores da economia solidária mostrem seu trabalho e contribuam para o enriquecimento cultural e econômico da cidade”.