Um debate sobre o uso responsável de fontes alternativas de água na produção agrícola será o principal tema do “Dia Especial de Agroecologia”, dedicado exclusivamente ao aprimoramento laboral dos produtores rurais de Vila Velha. O evento acontece na tarde desta terça-feira (21), na propriedade da empresa Xuri Alimentos Saudáveis, situada na Rodovia ES-388 km 16, no Xuri.
O encontro, que reunirá principalmente representantes da agricultura familiar canela-verde, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo.
Palestra
O ponto alto do evento será a palestra sobre o tema “Aproveitamento de fontes alternativas de água, energia química e nutrientes em Agroecologia”, que será proferida por dois especialistas no assunto: o engenheiro e professor do Departamento de Engenharia Ambiental da Ufes, Ricardo Franci Gonçalves – que possui Pós-Doutorado em “Conservação de água em ambientes urbanos” – e as engenheira Renate Wanke, que é Pós-Graduada em Agricultura Orgânica e Doutora em Engenharia Ambiental.
“O objetivo desta agenda é compartilhar informações e conhecimentos sobre agroecologia, e estimular nossos produtores rurais a trabalharem e a produzirem alimentos orgânicos mediante o uso adequado do solo e a preservação dos recursos naturais. Melhorando a forma a tratar os ecossistemas produtivos de modo sustentável, certamente vamos harmonizar agricultura e ecologia”, informou Guilherme Galdino, Diretor de Agricultura e Pesca da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).
Princípios Agroecológicos
“Agroecologia fornece os princípios ecológicos básicos para o estudo e o tratamento de ecossistemas produtivos como agroecossistemas sustentáveis. Esta ciência orienta a adoção de tecnologias e práticas em sistemas de produção, procurando imitar os processos como ocorrem na natureza, de forma a manter o equilíbrio ecológico que dá a estabilidade aos ecossistemas naturais”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti.
O secretário informou, ainda, que “agroecologia” é um termo genérico que cobre muitas práticas agrícolas, como orgânica, biodinâmica e permacultura. “A agroecologia tem um papel fundamental na agricultura, pois reduz os impactos negativos da nossa produção de alimentos sobre a qualidade da água, do solo e do ar, e, claro, também sobre as florestas e os animais”.
Everaldo finalizou destacando outros benefícios que a agroecologia proporciona, como qualidade de vida, qualidade do alimento, sustentabilidade, valorização do trabalhador rural, rastreabilidade dos produtos e preservação do meio ambiente. “Trata-se de um modelo alternativo de produção agrícola baseado na integração e na aplicação de conceitos ecológicos e sustentáveis na produção de alimentos. Por isso é importante a participação dos nossos produtores rurais neste ciclo de palestras”.