No dia da árvore, celebrado mundialmente em 21 de setembro, é destacado a importância vital da arborização na redução da temperatura das cidades, mitigação das mudanças climáticas, purificação do ar e preservação da biodiversidade.
O professor Augusto Alvarenga, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes, afirma que uma arborização urbana correta reduz a temperatura, já que o asfalto e as telhas retém calor e deixam as cidades quentes. A sombra das árvores ameniza o impacto desse fenômeno.
Em outro caso, a raiz da árvore começou a invadir o tubo de esgoto de uma construção e isso fez com que ela fosse sacrificada ao invés de serem tomadas outras medidas possíveis, por exemplo, a poda da raiz. “As árvores demoram anos para produzir sombra, então, é importante preservá-las”.
Alvarenga cita o High Line, um parque urbano de paisagismo de arborização inaugurado em 2008 em Nova Iorque, implantado sobre uma linha férrea elevada construída em 1930 e, posteriormente, desativada no lado oeste de Manhattan, que é referência mundial pelo sucesso como estratégia de renovação de áreas centrais degradadas.
Dentre as tendências futuras no campo de paisagismo de arborização está a agricultura urbana, que se baseia em utilizar canteiros para produzir alimentos por meio de plantações de hortaliças, de árvores frutíferas, etc.
“Outra tendência é um paisagismo menos comportado, menos podado. A ideia é se aproximar mais da natureza, com mais variação. Por exemplo, sem o espaçamento padronizado entre uma árvore e outra”, explica o professor.
Utilizar plantas já adaptadas ao clima da região para que não se exija tanto cuidado e tratamento delas é mais uma tendência futura.
Vitória
No Inventário da Arborização Urbana, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) apresentou um panorama abrangente das áreas públicas da cidade, revelando a presença de mais de 34 mil espécies arbóreas.
Este inventário não apenas quantificou as árvores em canteiros centrais, alamedas, recantos, rotatórias e à beira-mar, mas também desvendou informações cruciais sobre a diversidade de espécies, o impacto das fiações elétricas e telefônicas, o estado fitossanitário, as condições vegetativas e as características do ambiente onde cada exemplar se encontra.
Utilizando dispositivos móveis com acesso à internet e serviços de geolocalização, os pesquisadores coletaram dados em campo, tornando possível o registro preciso da localização de cada árvore.
Agora, esses dados estarão disponíveis para consulta dos moradores, oferecendo uma visão completa das características de cada árvore, incluindo altura, inclinação do tronco e harmonia com o ambiente circundante, além de identificar eventuais interferências ou danos causados pelas fiações elétricas e telefônicas.
Vila Velha
A partir das 9h30, a cidade de Vila Velha terá uma celebração especial alusiva ao Dia da Árvore. O evento, que acontece entre os bairros Ilha dos Ayres e Cristóvão Colombo, próximo à Escola Municipal UMEF Irmã Feliciana Garcia, é uma iniciativa da Prefeitura com o propósito de fomentar a conscientização ambiental e a expansão das áreas verdes na região.
Os principais objetivos do encontro são promover o engajamento comunitário, fortalecer a arborização urbana, disseminar a educação ambiental e estimular a cidadania. Os alunos da escola contribuíram para o verde da cidade, ao plantarem um total de 34 mudas de árvores, incluindo 26 ipês amarelos e 8 palmeiras, doadas pela parceria com a empresa EDP.
Para tornar o evento ainda mais atrativo, o palhaço Chico Cheiroso estará presente para proporcionar diversão aos participantes. Além disso, o Projeto Escola Vai ao Parque, em parceria com a Universidade de Vila Velha (UVV), promove atividades interativas que destacam a importância das áreas verdes no município.
Serra
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semma), estimativa é que hoje existam 26 mil árvores na área urbana do município. Com a conclusão do Plano Municipal de Arborização, que está sendo elaborado, será realizado todo o processo de levantamento e inventário arbóreo, refinando e precisando as informações, não apenas do quantitativo, mas das espécies e saúde das árvores.
No Plano Municipal de Arborização também estão sendo realizados estudos para viabilizar o plantio adequado de árvores, levando em consideração a espécie ideal para cada área. O estudo levará em conta as vias e áreas de uso livre da Serra, de forma a propiciar um plantio ordenado e consciente.
“A Prefeitura entende a importância de ter um município mais arborizado, o que contribui diretamente para a saúde e o bem-estar estar da população, além de deixar a cidade mais bonita, mas faz-se necessário que estas árvores sejam escolhidas de forma a melhor se adequarem a região sem causarem danos à rede elétrica, as calçadas, as residências e impedindo a acessibilidade dos munícipes”.
Viana
A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), informa que, neste ano, já foram plantadas mais de 8 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em áreas de preservação do município, entre elas as margens de quatro nascentes.
Para conscientizar a população em meio às ações da Semana da Árvore, a Semma promove uma série de ações junto a escolas e APAE de Viana.
No último domingo (17), foi realizado o II Pedal Passeio da Árvore, que reuniu mais de 400 ciclistas e contou com o plantio de 200 mudas nativas de Mata Atlântica na chegada, na Fazenda Experimental do Incaper, em Jucuruaba.
Na segunda (18), os alunos do CMEI Guilherme Almeida Filho, de Caxias do Sul, participaram de uma trilha ecológica no Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba. Na terça (19), alunos da EMEF Orestes Souto de Novaes, de Jucu, e EMEF Alvimar Silva, de Ipanema, participaram de um quiz ambiental no Parque Natural Municipal Rota das Garças, em Viana Sede.
Na quarta-feira (20), alunos da EEEFM Nelson Vieira Pimentel participaram de um plantio de mudas nativas da mata atlântica na localidade rural de Coacas. Nesta quinta (21), os alunos da EEEFM Maria de Novaes Pinheiro e da APAE de Viana participam do circuito Verde, com visitas à Usina de Compostagem e Parque Natural Municipal Rota das Garças
A programação encerra na sexta-feira (22), com o lançamento do VII Concurso de Fotografia, que vai premiar as melhores fotos feitas por alunos da rede municipal representando o meio ambiente vianense.