Neste domingo (03), moradores da zona rural do Xuri, em Vila Velha, realizaram um ato público de reivindicação, fechando o tráfego no km 318 da BR-101. O motivo do protesto foi a falta de energia elétrica que assolou a região após o forte temporal que caiu na noite da última sexta-feira (1º). A rodovia permaneceu interditada em ambos os sentidos por mais de três horas, causando um congestionamento de quase 10 quilômetros.
Das 7h às 10h15, os manifestantes aguardaram a presença imediata de representantes da EDP e da imprensa, para darem visibilidade à situação enfrentada pela comunidade. O corte no fornecimento de energia deixou as famílias locais sem luz e incapazes, por exemplo, de acionar a bomba d’água para abastecer a caixa d’água que atende à localidade. A escassez de água potável e a interrupção no serviço de distribuição de eletricidade resultaram em perdas de alimentos e em outros transtornos e prejuízos.
Em resposta, a EDP emitiu uma nota explicando que a falta de energia causada pelo temporal afetou pontualmente alguns pontos da região do Xuri. Para resolver a situação, uma equipe técnica foi deslocada ao local para realizar os reparos necessários e, enfim, restabelecer o fornecimento de energia. A manifestação, no entanto, destacou a necessidade de a EDP garantir maior celeridade à resolução de problemas relacionados à falta de energia e evidenciou, ainda, as deficiências do sistema: deficiências que a comunidade tem que enfrentar regularmente.