A equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Vila Velha percorreu, durante quatro semanas, a zona rural da cidade, para vacinar cães e gatos contra a raiva. A ação, que encerrou esta semana, imunizou cerca de quatro mil animais.
Durante cerca de 10 dias, a equipe percorreu casas com o objetivo de vacinar o maior número possível de animais contra a raiva, que é uma doença infecciosa e transmissível. A vacina antirrábica atua como prevenção contra o vírus da raiva em humanos.
A secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, destaca a importância de os tutores manterem em dia a vacinação dos seus pets: “A vacinação é um cuidado necessário para manter os animais longe da raiva, que é uma doença grave e pode ser fatal.
A campanha de vacinação na zona rural antecede a vacinação de cães e gatos na zona urbana, que é preconizada pelo Governo do Estado e vai acontecer em setembro. Os animais devem ser vacinados anualmente.
Posto fixo
Os tutores cujos cães e gatos não estejam com a vacinação antirrábica em dia podem se dirigir ao posto fixo da Unidade de Vigilância de Zoonoses, no bairro Alecrim, onde a imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, sem necessidade de agendamento.