Na próxima terça-feira (14), Vila Velha vai celebrar um marco significativo para as relações comerciais e culturais entre o Brasil e o Vietnã, durante a solenidade de lançamento da Câmara de Comércio Brasil-Vietnã no Espírito Santo. O evento acontece na Bride House – Casa 77, situada à Rua Magnólia Aguiar, nº 77, na Praia da Costa.
A iniciativa representa uma grande oportunidade para o fortalecimento dos laços diplomáticos, institucionais, comerciais e econômicos entre as duas nações. Devido ao crescente destaque do Vietnã no âmbito da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), o país desponta como o novo “tigre asiático”, consolidando sua posição como porta de entrada para um mercado regional com mais de 600 milhões de consumidores.
A cerimônia de lançamento da instituição em Vila Velha será presidida pelo empresário Bernard Vassas, francês naturalizado brasileiro, que mantém relações pessoais e comerciais com o Vietnã desde 2015.
Vassas assumirá a presidência da Câmara de Comércio Brasil-Vietnã no Estado, ao lado do vice-presidente Carlos Eiras, empresário e administrador capixaba que há 20 anos atua na Câmara de Comércio Brasil-China no Espírito Santo e também na Unidade de Negócios Nacionais e Internacionais (UNNI) para a América do Sul.
Diversos empresários que atuam em variados segmentos do setor produtivo do Espírito Santo também estão diretamente envolvidos neste projeto, o que demonstra o interesse e o engajamento da comunidade empresarial canela-verde e capixaba, de uma forma geral, em estreitar os laços com o Vietnã.
A Câmara também foi oficialmente legitimada, de forma documental, pela Embaixada do Vietnã no Brasil, como gesto de reconhecimento da importância desta representação no Espírito Santo.
A instalação da Câmara de Comércio Brasil-Vietnã no ES simboliza um passo importante na promoção do comércio e da cooperação bilateral entre as duas nações. Este advento não apenas abre novas oportunidades de negócios, como também estreita o relacionamento cultural e diplomático entre ambos os países.
Vale lembrar que o Brasil importa uma variedade de produtos do Vietnã, incluindo componentes e produtos eletrônicos como celulares, computadores e acessórios; além de roupas, calçados, tecidos e mercadorias têxteis; café robusta; artigos e calçados de couro; pescados e móveis de madeira (especialmente de bambu), entre outros itens.
Já as exportações do Brasil para o Vietnã envolvem produtos como carne bovina, suína, frango e ovos; sucos de frutas, óleos vegetais e produtos lácteos; máquinas, equipamentos elétricos e produtos químicos; minério de ferro e vários outros minerais e mercadorias, dependendo da demanda e das condições do mercado.