O Polo de Moda Glória, em Vila Velha, já conta com a primeira loja colaborativa de rua, que funciona com a participação conjunta de artesãos da Economia Solidária da cidade. O novo espaço – chamado de “Mãos Capixabas” e que se localiza na Galeria 51, Loja 2, na Rua Dr. Moacir Veloso, 51 – foi idealizado e criado por Jorge Dias, artesão canela-verde e empreendedor da marca “Fratelli Acessórios”.
“Esta iniciativa busca preencher uma grande lacuna na cidade, além de oferecer mais oportunidades para que artesãos, manualistas e empreendedores criativos de Vila Velha possam expor e comercializar seus produtos, obras e demais trabalhos. A loja, que reúne um total de 20 artesãos até o momento, não é apenas um endereço comercial, mas um ponto de encontro para relacionamento e troca de ideias e experiências. Nossa meta é expandir esse modelo colaborativo de trabalho para todos os municípios capixabas, para fortalecer o artesanato característico de cada região do Estado”, comentou Jorge Dias.
O artesão explica que decidiu abrir a loja “Mãos Capixabas” após perceber que Vila Velha necessitava de uma loja de rua e um espaço coletivo, porque nem todos os artesãos locais têm recursos e condições para abrir uma loja.
“Com o apoio das artesãs Gabriela Backer, Paola Fahning, Barbára Bastos, Roseane Bispo e Débora Cristina, nossa loja ganhou uma zelosa curadoria de produtos que oferece um mix diversificado que inclui peças de crochê, madeira, papelaria, roupas autorais, mandalas, essência e muito mais. A proposta é manter nosso catálogo em constante renovação, com muitos produtos exclusivos e acessíveis a todos”, salientou Jorge Dias.
Em seu primeiro mês de funcionamento, a loja colaborativa “Mãos Capixabas” já impulsiona os artesãos criativos de Vila Velha e começa a atrair o interesse de grandes empresas capixabas e nacionais, como Papelaria Rainha, Lelê Crochê, Laranja Ruiva, Lança Alimentos, Stalo, HINTZ Cosmetics, D`Leite Doces, Colas Hero, LL-Natação, Danitex, Bruna Hott, que já se comprometeram a apoiar os artesãos e empreendedores criativos do município.
Everaldo Colodetti, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, reconhece a importância da iniciativa e expressa total apoio: “A loja colaborativa ‘Mãos Capixabas’ não apenas promove a valorização do artesanato local, como também movimenta e projeta a economia solidária do município de Vila Velha, proporcionando um ambiente bem mais propício ao crescimento dos nossos pequenos empreendedores criativos”, salientou.
E Colodetti finalizou: “A loja realmente é diferente e merece uma visita. Valorize o artesanato canela-verde e compre produtos dos pequenos empreendedores. A loja ‘Mãos Capixabas’ reúne o que há de melhor e mais interessante no artesanato capixaba”.