Alunos da UMEF Prefeito Vasco Alves, em Jabaeté, participaram da palestra “Elas Podem”, ministrada pela inspetora Laís Mongin, da Inspetoria da Mulher da Guarda Municipal de Vila Velha. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (26).
Cerca de 45 alunos do oitavo e do nono anos do período matutino do ensino fundamental participaram da palestra. Durante o encontro, a inspetora explicou a história da Lei Maria da Penha, os tipos de violência doméstica e relatou alguns casos que aconteceram no Estado. Nesse bate papo, alguns alunos relataram casos de violência que já presenciaram.
“Nesse bate papo, muitos se sentem à vontade e relatam as experiências vividas. Aqui eu pude explanar os diferente tipos de violência, que vão desde a agressão verbal, emocional e patrimonial, até chegar às vias de fato. Muitos deles não estão plenamente conscientes dos diferentes tipos de violência que podem ocorrer dentro de um ambiente doméstico e de seus efeitos devastadores na vida das vítimas”, ressalta a inspetora Laís Mongin.
O diretor da unidade, Cleres Morosini Cupertino, ressalta a importância desse bate papo com os adolescentes: “São alunos de 13 a 16 anos e, através da palestra, é possível informá-los e educá-los sobre o tema, destacando a importância de reconhecer os sinais de abuso e, principalmente, saber como agir. Esse bate papo ajuda a criar consciência sobre a gravidade do assunto, pois muitos presenciam essa violência dentro de casa”, frisa.
A palestra é uma parceria com a Secretaria de Educação. O programa “Todos por Ela” visa combater o ciclo da violência contra a mulher e ensinar, desde a infância, sobre a defesa e promoção da igualdade de gênero. A proposta é levar às unidades de ensino palestras e uma série de ações pedagógicas para dialogar sobre o tema, proporcionando aos alunos uma reflexão crítica e mais aprofundada.