Nesta sexta-feira (01), um marco significativo foi celebrado na UMEF Alger Ribeiro Bossois, localizada na cidade da Barra, em Vila Velha. Os alunos que participaram do projeto “Anjos da Guarda” tiveram sua formação em um evento que reuniu membros da comunidade educativa e autoridades locais.
A cerimônia de formatura aconteceu na própria escola e contou com a presença do secretário de Defesa Social e Trânsito, Major Rogério Gomes dos Santos; da comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques; da Inspetora Escolar, Lígia Vazzoler; da Secretária de Educação, Adriana Meireles; da Diretora da unidade, Cleudione Guimarães Franca Sasso; e outras autoridades. A formatura também contou com a presença de parentes das crianças.
Essa é a quarta turma que se forma no projeto “Anjos da Guarda”. “Esse certificado não é apenas um pedaço de papel, ele representa muito mais. Os alunos começam o projeto de um jeito e terminam diferentes. É nítida a mudança comportamental deles, pois ficam com mais disciplina”, ressaltou Landa Marques.
O secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes dos Santos, ressalta a importância do projeto. “Ele vem ao encontro de trazer prevenção e acolhimento às nossas crianças e aos nossos adolescentes. Estamos plantando uma sementinha hoje, para colhermos no futuro. Tenho certeza que daqui sairão futuros Guardas Municipais. É notório a mudança no comportamento dos alunos”, expressa.
A secretária de Educação afirma que o projeto faz a diferença dentro e fora da sala de aula. “A formação destas crianças é um testemunho do poder da educação e da colaboração entre escolas, autoridades e a sociedade em geral. Parabéns aos formandos, e que eles continuem a ser verdadeiros “Anjos da Guarda” em suas comunidades, inspirando outros a seguirem o mesmo caminho de serviço e dedicação”, afirma a Secretária.
“O projeto “Anjos da Guarda” é um exemplo inspirador de como a educação pode transcender as salas de aula, capacitando os alunos a desempenhar um papel ativo na promoção da segurança e do bem-estar de suas comunidades. Essa é a quarta turma que estamos formando. Eles aprendem sobre direitos humanos e valores, que fazem parte da formação de cada um. Trazer esses valores para dentro da sala de aula é extremamente importante”, frisa a inspetora Lígia Vazzoler, da Inspetoria Escolar.
Os familiares dos formandos estavam visivelmente orgulhosos e emocionados com as conquistas, que agora estão preparados para continuar fazendo a diferença no mundo ao seu redor.
Ellen Barbosa dos Reis, mãe do Eron, é uma dessas pessoas. “Agradeço ao projeto, pois meu filho agora é uma outra pessoa. Está mais disciplinado dentro de casa. Além disso, está mais respeitoso com as pessoas. Muito obrigada”, afirma Ellen Barbosa dos Reis.
O adolescente Eron Weskley Brabosa dos Reis, de 13 anos, abriu o coração e falou do que almeja no futuro. “Gostei muito de participar do projeto. Pude conhecer como funciona a guarda e aprendi muitas coisas. Pude perceber que quero fazer parte da força de segurança pública quando estiver mais velho”, expressa.
Anjos da Guarda
O projeto contempla aulas ministradas por instrutores da Guarda Municipal, onde os alunos aprendem sobre educação no trânsito, meio ambiente, segurança, empoderamento feminino, bullying, entre outros temas. As aulas são lúdicas, as crianças e os adolescentes recebem uma cartilha com exercícios, que são realizados gradativamente conforme as aulas são ministradas.