Um importante passo foi dado na noite desta terça-feira (2), em relação ao tema direitos humanos e cidadania. A prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com a Universidade Vila Velha –UVV, apresentou o Plano Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
O público lotou o Cineteatro da UVV para prestigiar o evento, que contou com a participação do prefeito Arnaldinho Borgo, da secretária de Assistência Social, Letícia Goldner, da secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, do presidente da Mantenedora da UVV, José Luiz Dantas, do vereador Joel Rangel, líder do governo e representante da Câmara, corpo docente e acadêmicos.
Em seu discurso de abertura, o prefeito Arnaldinho Borgo lembrou que este foi um dos seus compromissos de campanha, e que agora estava sendo apresentado para a sociedade. Um fato histórico para o município: “A elaboração do Plano Municipal de Direitos Humanos de Vila Velha é uma iniciativa fundamental para promover a conscientização, a defesa e a aplicação dos Direitos Humanos em todas as esferas da vida no município. É uma oportunidade ímpar para que a sociedade civil e o poder público trabalhem juntos, almejando o bem-estar coletivo, a justiça social e o respeito à dignidade humana. Participemos ativamente dessa construção, visando uma cidade mais humana, solidária e acolhedora para todos os seus habitantes,” disse o prefeito.
“Parabéns, este é um passo de grande importância, a sociedade precisa discutir o tema e dizer que o Governo do Estado, em nome do governador Renato Casagrande, está à disposição para ajudar no que for possível”, falou a secretária de Estado, Nara Borgo.
“Vila Velha nunca tinha feito esta discursão, o prefeito Arnaldinho foi ousado, debateu com a sociedade e hoje estamos aqui apresentando para vocês. A nossa equipe da Assistência Social elaborou o plano com o apoio da UVV e outras entidades,” finalizou a secretária Letícia Goldner.
Serão quatro dias de formação para o grupo de trabalho, formado pelo poder público e sociedade civil organizada. Dois dias serão de conferência e nos demais dias serão abordados os temas: gênero e sexualidade, infância, juventude e idosos, acessibilidade, mobilidade, desenvolvimento urbano, religião e raça.
Confira a programação – Etapa de Formação/Capacitação:
07/08 – segunda – De 19h às 21h – Conferência com o tema: História dos Direitos Humanos – Professor Doutor Humberto Junior
– 08/08 – terça-feira- De 19h às 22h – Formação Temática
– 14/08 – segunda-feira – De 19h às 21h – Conferência com o tema: Direitos Humanos e Cidadania – professor Doutor Augusto Mozine.
– 15/08 – terça-feira – De 19h às 22h – Formação Temática