Na manhã do dia 25 de maio, dois quiosques erguidos irregularmente na Barra do Jucu foram demolidos por ordem judicial em favor da União. A iniciativa é resultante de uma Ação Civil Pública ajuizada ainda em 2010, pelo Ministério Público Federal, para garantir a desocupação da Área de Preservação Permanente de propriedade da União, que estava sendo ilegalmente ocupada por esses dois quiosques.
O primeiro imóvel já havia sido desocupado e parcialmente demolido, de forma voluntária. E o segundo foi demolido nesta quinta, após reuniões entre dirigentes da Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e da Prefeitura de Vila Velha, pondo fim a 13 anos de litígio.
A desocupação foi efetivada pela Secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente, de Obras e da Guarda Civil Municipal. A área publica de marinha e de vegetação de restinga foi liberada e devolvida à população, possibilitando que a vegetação nativa se regenere e que o patrimônio ambiental seja preservado. A área já está limpa e livre de entulhos.