O Dia do Trabalhador de Limpeza Urbana, ou Dia do Gari, foi comemorado em Vila Velha na manhã desta terça-feira (16), com um café da manhã no pátio da empresa Localix, que presta serviço para a prefeitura de Vila Velha.
Cerca de 740 funcionários trabalham na manutenção, conservação e limpeza pública da cidade. Entre eles estão funcionários da varrição de ruas, coleta de lixo domiciliar e seletiva, limpeza de canais e valas, lixo hospitalar, varrição, pintura de meio fio, roçagem e capina.
O secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento conta que é um serviço que não para nunca. “Sabemos da importância que os trabalhadores da limpeza possuem no município. São eles os responsáveis pela limpeza, saúde e qualidade de vida da população”, enfatizou.
O coletor Antônio Carlos contou que gosta de se sentir participativo. “Quanto mais fazemos nossa parte, mais a população agradece. É muito bom ter um dia que podemos comemorar nosso trabalho, junto com nossos colegas de profissão”, disse.
A gari Joselini Gonçalves explicou que apesar de cansativo é um serviço gratificante. “É por meio desse serviço que também podemos cuidar da nossa família. Além disso, esse serviço é muito importante para a cidade porque a mantem limpa”, contou.
Adriana Felisberto parabenizou os amigos pela data comemorativa e disse que se sente feliz. “Tudo que conquistei agradeço primeiro a Deus e depois ao serviço que tenho como gari há 22 anos atuando”, falou.
Contribuição
A melhor forma de a população colaborar com o trabalho de limpeza da cidade é ser mais responsável com o próprio lixo, ter cuidados na hora de colocá-lo nas lixeiras, para os garis não se machucarem. Confira algumas dicas abaixo:
> Materiais perfurocortantes devem ser descartados com cuidados para evitar acidentes. O vidro quebrado, por exemplo, deve ser colocado em caixas ou embalagem de leite e ser bem vedado;
> Máscaras, luvas e lenços de papel não são recicláveis – devem ser descartados com o lixo do banheiro, na coleta domiciliar.
História
O termo gari, de acordo com a Lei que propôs a homenagem, surgiu em referência ao francês Pedro Aleixo Gary, fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1876.
No entanto, a categoria só foi instituída em 16 de maio de 1962, data que ficou conhecida como o Dia do Gari.