No quadro de geração de empregos de Vila Velha – cidade que por dois anos seguidos é a que mais gera empregos no Espírito Santo –, o setor de serviços se destaca. Juntas, as empresas deste ramo produtivo concentram 53% de toda a mão de obra ocupada no mercado formal do município, onde o estoque de emprego já chega a 100.933, segundo dados do mês de janeiro de 2023, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O setor de comércio – que responde por 29% das vagas de trabalho em Vila Velha –, se mantém como o segundo que mais emprega na cidade, seguido pelo setor industrial, com 12%, e pelo setor de construção civil, com 5%. Os demais ramos produtivos da cidade representam 5% da mão de obra empregada.
POSTOS DE TRABALHO
“As empresas que trabalham com prestação de serviços em Vila Velha geram um total de 53.842 empregos e lideram o mercado formal da cidade. São empreendimentos que atuam nas áreas de comunicação, informação, gestão pública, educação, saúde, serviços sociais, serviços complementares e atividades financeiras, imobiliárias, administrativas e profissionais”, informou o prefeito Arnaldinho Borgo.
Segundo Arnaldinho, o comércio varejista e o comércio por atacado – com exceção dos empreendimentos que trabalham com venda de veículos automotores – geram, juntos, 29.504 empregos em Vila Velha, enquanto que as indústrias de transformação e confecções (artigos de vestuário e acessórios) geram outros 12.428 postos de trabalho. “Já a construção civil emprega 5.035 trabalhadores em obras de edificações e serviços especializados no município”, salientou.
Na avaliação do prefeito, graças à redução da burocracia, à simplificação dos processos administrativos e à melhoria do ambiente de negócios, as atividades econômicas ganharam força e maior presença no mapa de crescimento econômico de Vila Velha. “Prova disso é que no ano passado, as empresas de Vila Velha criaram um total de 6.413 novos postos de trabalho, o que representa um aumento de 5,3% em relação a 2021, quando foram criadas 6.090 novas vagas no mercado formal do município”.