As obras da nova sede da Associação de Pescadores e Marisqueiros da Praia do Ribeiro estão em fase final de construção. A estrutura física do prédio está sendo erguida pela própria Prefeitura de Vila Velha e suas instalações elétricas e hidráulicas já se encontram praticamente concluídas. A previsão da Diretoria de Agricultura e Pesca da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (DAP/Semdec) é de que a sede da entidade seja entregue à comunidade ainda neste mês de abril.
As novas instalações contarão com recepção; escritório, balcão de atendimento e vendas; 20 boxes de armazenagem; área de higienização; oito salas de manipulação e processamento de peixes, crustáceos e mariscos; central de gás e dois banheiros; além de 10 balanças, cinco freezers e mobiliário em geral, que estão sendo doados pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seag)”.
FORMALIZAÇÃO JURÍDICA
Em recente reunião com os pescadores artesanais da comunidade, representantes da PMVV avaliaram o andamento das obras e esclareceram dúvidas acerca do associativismo e da regularização jurídica da Associação de Pescadores da Praia do Ribeiro, que em breve sairá da informalidade. O prefeito Arnaldinho Borgo também está acompanhando a evolução do projeto, que deverá ser inaugurado nas próximas semanas.
“Nossa equipe está trabalhando de forma integrada com o Sine, para que os pescadores e marisqueiros artesanais da Praia do Ribeiro regularizem sua associação e passem a atuar no mercado formal, processando e comercializando produtos com toda a segurança jurídica e apoio do município. O terreno onde a Secretaria Municipal de Obras está executando a construção foi cedido pelo própria municipalidade, que assim espera estimular o associativismo e a geração de trabalho e renda, além de alavancar a visitação turística que já acontece na bela e bucólica Praia do Ribeiro”, informou Arnaldinho Borgo.
BENEFÍCIOS E VANTAGENS
O prefeito de Vila Velha afirma que, na nova sede da Associação de Pescadores da Praia do Ribeiro, os consumidores e turistas poderão comprar pescados, mariscos e crustáceos frescos, a preços mais acessíveis e com qualidade superior. Segundo ele, com a nova sede, a associação também poderá se inscrever para receber o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e passar a vender produtos para supermercados e outros pontos comerciais da cidade.
“Além disso, na Associação da Praia do Ribeiro, os produtos serão processados e comercializados na presença dos clientes, dentro das normas sanitárias e de higiene, para assegurar condições apropriadas de consumo. Este será um grande estímulo para que a comunidade local organize e profissionalize suas atividades artesanais, para prosperar com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente e à legislação em vigor”, adiantou ele.
PARCERIA COM A SEAG
Arnaldinho também falou sobre o trabalho que a PMVV vem realizando em parceria com o titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Ênio Bérgoli, para viabilizar o funcionamento desta associação:
“Temos desenvolvido vários projetos em parceria com a Seag, com o intuito de apoiar as atividades inerentes à agricultura e pesca artesanal em Vila Velha. Nossa intenção é ajudar a melhorar a qualidade de vida dos agricultores, pescadores e de suas famílias, no município de Vila Velha e a Seag está nos ajudando muito neste sentido. Para viabilizar o projeto da Praia do Ribeiro, a Secretaria está doando equipamentos, eletrodomésticos, móveis e utensílios, incluindo fogões industriais de alta chama para a queima do sururu”, informou.