Durante o feriado de Corpus Christi, enquanto muitos capixabas aproveitam para viajar e descansar, outros vivem o período em gestos de fé. Além da adoração ao Santíssimo Sacramento da Comunhão, há quem passe os dias em reflexão. Para isso, desde 1999, a caminhada “Os Passos de Anchieta” – uma jornada de 100 quilômetros entre as cidades de Vitória e Anchieta, no sul capixaba -, proporciona uma experiência única.
Com a expectativa de que em 2024 cerca de 3,5 mil pessoas façam a rota permanente percorrida por São José de Anchieta há centenas de anos, o evento conta com o apoio completo aos andarilhos, incluindo atendimentos médicos, segurança e sinalização de trilhas. Essa iniciativa não só promove o turismo no estado do Espírito Santo, mas também fortalece sua visibilidade nacional e internacional, gerando impactos econômicos positivos em diversas áreas.
Este ano marca a XXV edição da caminhada, que conta com o apoio oficial da Prefeitura Municipal de Anchieta e do Governo do Estado do Espírito Santo. Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, Os Passos de Anchieta se consolidam como um dos maiores produtos turísticos do estado, pavimentando um caminho inovador no Brasil ao longo de mais de duas décadas.
Ao longo dos anos, a jornada tem atraído pessoas de diversos estados, que encontram no Espírito Santo não apenas um destino turístico, mas um lugar para fincar raízes, graças ao caloroso acolhimento das comunidades locais ao longo do caminho. Essa cultura de voluntarismo e generosidade é essencial para manter viva essa tradição que conecta pessoas de todo o país em uma experiência de fé, reflexão e solidariedade.
Confira a programação da caminhada deste ano:
1º Dia – 30/05: Os peregrinos saem da Catedral de Vitória com destino ao primeiro pernoite, na Barra do Jucu, em Vila Velha. Total de 25 km.
*7h00 – Concentração na Catedral, comemorando os 25 anos de caminhada;
*7h10 – Apresentação cultural da Banda de Congo Tambor Jacaranema;
*7h30 – Saída dos peregrinos que seguem em direção a Vila Velha;
*9h30 –Banda/38º BI e Banda de Congo Beatos de São Benedito, na Prainha;
*12h00 em diante – Chegada dos peregrinos com programação cultural na Barra do Jucu: Banda de Congo Mestre Honório, Banda de Congo Raízes da Barra, Grupo de Percussão de Santa Leopoldina, Brasil Tambores e Dança Alemã Grupo Bergfreund, de Campinho em Domingos Martins.
2º Dia – 31/05: Os peregrinos saem da Barra do Jucu com destino ao segundo pernoite, em Setiba, em Guarapari. Total de 28 km.
*6h30 – Missa na Igreja Nossa Senhora da Glória, na Barra do Jucu;
*7h00 – Concentração na Praça Pedro Valadares, na Barra do Jucu.
*7h30 – Saída dos peregrinos que seguem em direção a Setiba.
*12h00 a 16h00 – Chegada dos peregrinos na orla de Setiba.
3º Dia – 01/06: Os peregrinos saem de Setiba com destino a Meaípe, em Guarapari. Total de 24 km.
*7h00 – Concentração na orla de Setiba, em frente ao Quiosque do Alemão.
*7h30 – Saída dos peregrinos que seguem em direção a Meaípe.
*12h00 a 16h00 – Chegada dos peregrinos na orla de Meaípe.
4º Dia – 02/06: Os peregrinos saem de Meaípe com destino ao Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta. Total de 23 km.
*7h00 – Concentração na orla de Meaípe, em frente a Boate Mais.
*7h30 – Saída dos peregrinos que seguem em direção a Anchieta.
*11h00 em diante – Chegada no Santuário de São José de Anchieta