O Programa Asfalto Novo segue a todo vapor recapeando diversas ruas e avenidas de Vila Velha para acabar com os buracos e recuperar as vias de grande fluxo de veículos que apresentam pavimentação desgastada. Mas você sabe por que as caixas-ralo nas laterais das calçadas, popularmente chamadas de bueiros, e as tampas dos poços de visita, áreas de manutenção da rede de drenagem, são tapadas durante o recapeamento?
Para esclarecer essa dúvida e combater notícias falsas, a secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, explicou o procedimento técnico padrão adotado pelo município.
“As caixas-ralo nas laterais das calçadas, também chamadas de bueiro e boca de lodo, são cobertas, provisoriamente, com madeira ou papelão para evitar que o material usado no serviço obstrua a estrutura e prejudique o fluxo da água pluvial. Após a realização do recapeamento de cada trecho com caixa-ralo, a equipe retira a madeira ou o papelão e faz o acabamento final nesses locais da via”, informou Menara.
Tampas da rede de drenagem
Em relação aos poços de visita, que é a área destinada à realização das manutenções na rede de drenagem, as tampas redondas são demarcadas e cobertas pelo recapeamento asfáltico, que é retirado logo em seguida, com o material ainda quente, quando a equipe de serviço faz o acabamento de nivelamento. Feito isso, a máquina rolo compactador passa para deixar a via compactada e nivelada.
Mas, em alguns casos, quando a tampa do poço de visita fica bem mais baixa que a nova pavimentação, outro procedimento será executado. “Assim que o trabalho é finalizado na via, uma outra equipe volta para fazer a suspensão dessa tampa, que é assentada com concreto, para garantir que a estrutura fique fixa e no mesmo nível do asfalto novo”.
Menara ressaltou ainda que a forma adotado nas obras de recapeamento é padrão. “O procedimento adotado pelo município é padrão e correto. A gestão do prefeito Arnaldinho Borgo trabalha com muita transparência e esclarecer essa dúvida é importante para combater notícias falsas”.
Asfalto novo
A secretária também destacou a importância do Programa Asfalto Novo, que vai recapear mais de 40 quilômetros de vias da cidade, economizando, assim, recursos públicos com os serviços reincidentes de manutenções de tapa-buracos.
“O programa visa melhorar a mobilidade urbana, dando mais segurança aos pedestres, ciclistas e motoristas que trafegam pelas vias. Contempla as vias que estão com o asfalto mais desgastado e no final da vida útil, que exige a realização de manutenções frequentes de tapa-buracos por parte da prefeitura. Dessa forma, o programa também economiza nos gastos públicos com os serviços reincidentes de tapa-buracos. O investimento total com o programa será de mais de R$ 15 milhões”, completou.
Neste momento, o serviço de recapeamento asfáltico está sendo executado na rua João Joaquim da Mota, de aproximadamente 650 metros de extensão, na Praia da Costa.
Além da Praia da Costa, o Programa Asfalto Novo já contemplou ruas e avenidas de bairros como Itapuã, Boa Vista, Praia das Gaivotas, Cobilândia, Ulisses Guimarães, Terra Vermelha, Divino Espírito Santo, Vila Nova, Santa Mônica, Jardim Colorado, Santos Dumont, Coqueiral de Itaparica, Praia de Itaparica e Cocal.