A Festa da Penha não é apenas uma celebração religiosa, mas também um momento de valorização da cultura local e de fomento ao comércio, ao turismo e à economia solidária. Os artesãos de Vila Velha, guardiões do patrimônio cultural canela-verde, conseguiram mais do que dobrar o valor de suas vendas, na edição deste ano.
Em 2023, a contribuição dos artesãos individuais e artesãos da Economia Solidária na Festa da Penha, foi considerado bom e o valor total comercializado atingiu a marca de R$ 14.920,00. Já este ano, houve um aumento significativo nas vendas em relação ao ano passado, e os artesãos conseguiram faturar R$ 33.162,2. Ou seja, 122,27% a mais.
“Este aumento substancial não foi apenas um acaso, mas um reflexo do crescente reconhecimento da qualidade e da autenticidade do artesanato de Vila Velha. Além disso, o número de expositores aumentou de 28 (em 2023) para 41 (em 2024), acompanhando assim o aumento do interesse dos participantes da Festa da Penha, em adquirir peças, obras e produtos dos artesãos da nossa economia solidária, que atua sempre de forma colaborativa e sustentável”, avaliou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti.
Cadsol
O cenário mostra, ainda, a evolução das atividades relacionadas ao setor da economia solidária em Vila Velha, a partir de novembro de 2023, quando a atual gestão municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, consolidou a adesão dos artesãos locais ao CADSOL (Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários). Esta ação foi imprescindível para o fortalecimento do setor em 2024.
Segundo Everaldo Colodetti, o CADSOL fortalece os processos organizativos de apoio da sociedade à economia solidária e se constitui como uma base municipal de informações sobre os empreendimentos, com vistas a subsidiar a formulação de políticas públicas. “Essa iniciativa visa não somente identificar e registrar os empreendimentos solidários, como também promover a inclusão desses grupos nos programas e políticas públicas municipais e estaduais. Isso é um grande incentivo ao crescimento econômico inclusivo e sustentável”, afirmou.
E o Secretário de Desenvolvimento Econômico completou: “A adesão de Vila Velha ao CADSOL representou um avanço significativo para a cidade, que se posiciona na vanguarda ao garantir o desenvolvimento conjunto dos empreendimentos solidários do município. A adesão ao CADSOL vem impactando social e economicamente os artesãos de Vila Velha, de forma muito positiva, fato que representa um grande avanço”.