Vila Velha está como finalista do Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente, que será entregue durante a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) 2024. A premiação acontece em Curitiba, no Paraná, de 17 a 19 de março. O município canela-verde concorre na categoria “Soluções Turísticas Sustentáveis” com o projeto de combate e controle da gripe aviária.
A ação da Prefeitura de Vila Velha tem como objetivo organizar e identificar todos os turistas que passam pelas ilhas Itatiaia e Pituã, em Itapuã, visando ao monitoramento sanitário desses locais. As demais cidades que concorrem com Vila Velha ao prêmio são Ponta Grossa (PR) e Cartagena, na Colômbia.
O município já recebeu do Ministério do Turismo (MTur) a certificação de sexto Destino Turístico Inteligente do país. Isso significa que Vila Velha gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, sendo comprometido com pilares que impactam positivamente na qualidade de vida dos moradores e na experiência dos turistas.
Palestra
O secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vila Velha, Roberto Patrício Junior, foi convidado pela organização da FIDI para palestrar no painel “Oportunidades de Destinos Turísticos Acessíveis”. Na ocasião, ele apresentará, entre outras particularidades, as características de Vila Velha como cidade que pensa na acessibilidade.
“Hoje a cidade tem 80% dos seus atrativos turísticos acessíveis, com ações específicas para pessoas com deficiência (PCD). É Vila Velha saindo na frente e mostrando para o mundo sua importância no cenário internacional”, afirmou o secretário Roberto Junior.