A atual gestão de Vila Velha – envolvendo as ações, obras, programas, investimentos e serviços que a prefeitura vem disponibilizando aos moradores do município, sob o comando do atual prefeito Arnaldinho Borgo – alcançou o índice inédito de 92,1% de aprovação popular, de acordo com a pesquisa “Avaliação da Gestão e Cenário Pré-eleitoral”, realizada entre os dias 12 e 14 deste mês, pela Brand Consultoria e Opinião e Centro de Informação e Pesquisa DataMG.
A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (20), ouviu 506 eleitores de várias regiões de Vila Velha, onde 67,6% avaliaram o desempenho da PMVV, sob o comando do prefeito Arnaldinho, como “ótimo” e “bom”, enquanto outros 24,5% dos entrevistados consideraram a gestão como “regular”, o que também representa um voto de aprovação. Somente 4,7% consideram a gestão “ruim” e apenas “2,8%”, péssima: um índice baixíssimo considerando a série histórica das pesquisas de opinião política já realizadas anteriormente, no município.
“Sei que não é possível agradar a todos e que haverá sempre o time da oposição. Mas chegamos a índices positivos que somam 92,1%. Por isso, podemos dizer que nossa gestão em Vila Velha conta, hoje, com a maior aprovação popular de toda a história da cidade. Recebemos este resultado com alegria e honra, porque trabalhamos com muito afinco e amor pela nossa cidade e nossa gente”, avaliou o prefeito Arnaldinho Borgo.
A pesquisa, que foi divulgada nesta quarta-feira (20), no site “www.folhaonline.es”, observou ainda que, quanto mais próxima a administração pública está do cidadão, mais positiva é sua avaliação sobre o trabalho realizado. Esta tendência é especialmente visível em épocas pré-eleitorais, quando os eleitores tendem a avaliar melhor e a concentrar mais atenção às ações locais de governo.
A amostragem também refletiu a diversidade do eleitorado de Vila Velha, onde 53,8% são mulheres e 46,2%, homens. Os dados mostraram que a cidade possui uma distribuição equilibrada por faixa etária e níveis de escolaridade, fatores que contribuíram para a captura do pensamento crítico de uma ampla gama de cidadãos vilavelhenes.
Com uma margem de erro máxima de 4,4 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%, a pesquisa levou em conta não apenas a percepção dos eleitores de Vila Velha em relação ao trabalho realizado pela prefeitura, mas também outros aspectos ligados aos governos Estadual e Federal, e ao Legislativo Municipal.
Além disso, a pesquisa enfatizou a crescente importância da internet como fonte primária de informação para os eleitores do município. Cerca de 65,1% dos entrevistados apontaram a internet como sua principal fonte de informações, com 37% preferindo portais de notícias online e 28,1% utilizando as redes sociais.