Os educadores têm buscado se aproximar cada vez mais do cotidiano das novas gerações e realizar adaptações nas suas metodologias de trabalho a fim de estreitar a comunicação com os alunos. Atenta a essa necessidade, a Secretaria Municipal de Educação realiza diversas atividades para a formação continuada de professores e profissionais da área. Mensalmente, equipes participam de ciclos de capacitação, promovendo a atualização sobre diversos temas.
Nos meses de março e abril, em comemoração aos 20 anos da Lei n.º 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, estão sendo ofertados encontros formativos em que a demanda específica de cada componente curricular dialogue com a temática. “Por uma Educação antirracista: práticas pedagógicas em Língua Portuguesa”, “O jogo africano Mancala e o ensino de Matemática”, “Os 20 anos da Lei n.º 10.639/03 e os conteúdos de Ensino Religioso” e “A Lei n.º 10.639/03 e as Mulheres Negras na história” estão entre alguns dos assuntos em pauta.
“Segundo o Sistema de Gestão Escolar, mais de 60% dos nossos estudantes se autodeclaram pretos e pardos. Então, para que o currículo seja representativo, precisamos de uma educação para as relações étnico-raciais, até mesmo para que possamos efetivamente cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Levar para a sala de aula a reflexão sobre a influência da cultura e da ancestralidade africana na sociedade brasileira é fundamental para reparar as distorções das narrativas que se perpetuaram ao longo da História e ajudar na desconstrução do racismo”, avaliou a coordenadora de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas, Flávia Costa Lima Dubberstein.
Além disso, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), os professores de Matemática participam de curso sobre Educação Financeira e desenvolvimento sustentável. Já em parceria com o Museu da Vale, os docentes de Artes estão conhecendo a exposição “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci”, onde posteriormente levarão os alunos para uma visita guiada.
De acordo com a coordenadora de Formação Continuada, Elaine Dalman, as formações possibilitam que a prática de ensino seja construída coletivamente, promovendo uma atuação pedagógica mais assertiva e, assim, resultando em ações transformadoras na vida dos alunos. “Além disso, na maioria dos encontros, os próprios professores são os palestrantes especialistas, o que gera a valorização desse profissional pelo seu saber acadêmico e, para o professor participante, é um momento de diálogo com os pares de trabalho, fortalecendo o exercício coletivo de planejamento pedagógico”, salientou a coordenadora.
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