A Secretaria de Saúde de Vila Velha dará o pontapé inicial no Projeto de Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Rua nesta segunda-feira (2), com o acolhimento de duas mulheres que vão fazer a inserção do dispositivo intrauterino (DIU) e coleta de citopatológico de colo uterino, exame que possibilita identificar lesões precursoras ou sugestivas de câncer.
A secretária de Saúde, Cátia Lisboa, explica que o projeto vai ao encontro do Consultório na Rua, instituído pela Política Nacional de Atenção Básica, com o objetivo de ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. “Buscamos identificar mulheres em situação de vulnerabilidade e acompanhá-las, ofertando ações preventivas de saúde. Uma das ofertas é o método contraceptivo para que não ocorram gestações não planejadas”.
Mapeamento
A Secretaria de Saúde de Vila Velha tem um mapeamento com informações sobre as mulheres em situação de rua na cidade. É de conhecimento, por exemplo, quais são as gestantes, quantas são positivas para doenças como tuberculose, entre outras. Essas mulheres são levadas para dentro das Unidades de Saúde, onde é garantido o seu direito ao atendimento médico. Quando as crianças nascem, a equipe de imunização vai até elas para iniciar o esquema vacinal.