Reforçar o aprendizado de sala de aula sobre a produção de energias renováveis de forma lúdica e atrativa. Com esse intuito, a EDP está levando, nesta segunda (4) e terça-feira (5), uma ação de realidade virtual e aumentada para mais de 1.200 alunos da UMEF Prof. Paulo Cesar Vinha, localizada em Terra Vermelha. A iniciativa utiliza tecnologias como óculos VR, displays e tablets para promover o conhecimento por meio de uma experiência divertida e inovadora.
No turno matutino, a atividade é desenvolvida com estudantes de 3º e 4º anos, que usam os óculos de realidade virtual para fazerem um “passeio” por usinas eólica, solar e hidrelétrica, com filmes em 360º. Já no vespertino, alunos de 1º e 2º anos assistem a desenhos de realidade aumentada em tablets e aprendem mais sobre como o vento, o sol e a água podem ser utilizados para gerar energia elétrica.
A UMEF Prof. Paulo Cesar Vinha é uma das 51 escolas no Brasil que receberão a iniciativa. O projeto é realizado pela EDP em parceria com a ZAZ Produções, com o objetivo de colaborar com a qualidade de vida estudantil por meio de ações formativas, extracurriculares, de inclusão digital, cidadania e melhoria do ambiente escolar.
Segundo o diretor da unidade de ensino, Silverilzo de Oliveira Veiga, essa proposta ajuda a despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos trabalhados em sala de aula. “É uma aula diferente, interativa e muito divertida. A reação deles é muito interessante. Eles ficam entusiasmados e, com certeza, isso ajuda a assimilar os conteúdos apresentados nas aulas. Estamos muito felizes de receber essa ação”, afirma.